Em resposta às chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul, o Governo Federal decretou estado de calamidade em 336 municípios do estado na noite de domingo (05.05).
A medida, oficializada por meio de portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, visa facilitar o acesso a recursos federais para auxiliar na recuperação das áreas afetadas. O Estado possuí 497 municípios.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), já tinha declarado o estado de calamidade pública do Estado, depois da sequência de temporais, que alagou muitos municípios.
Segundo último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado às 18h de ontem, o número de mortes no Rio Grande do Sul chega 78, sendo que outras quatro mortes estão sendo investigadas. A Defesa Civil comunicou que há 105 desaparecidos e 175 feridos. Ao todo, 18.487 pessoas estão em abrigos, de um total de 844.673 afetadas.
Com o reconhecimento do estado de calamidade por parte do governo, os municípios ficam aptos, por exemplo, a receber com mais rapidez e menos burocracia repasses de verbas federais.
Leia Também: Não há definição sobre nova data para prova do Concurso Nacional Unificado, diz ministra após adiamento