Vitor Roque pode atingir uma marca histórica nesse sábado caso entre em campo no amistoso entre Brasil e Marrocos, às 19h (de Brasília). Com apenas 18 anos e 25 dias, o atacante do Athletico-PR pode se tornar o mais jovem jogador a defender a Seleção desde Ronaldo Fenômeno, que estreou em 1994, aos 17.
Levantamento do historiador Dennis Woods, que se dedica a acompanhar a Seleção, aponta que 333 atletas jogaram pela equipe masculina principal do Brasil desde a estreia de Ronaldo. Nenhum deles tão novo quanto Vitor Roque.
Neste período, 14 jogadores estrearam com a amarelinha aos 18 anos (veja na tabela abaixo). Porém, todos eles tinham mais dias de vida do que Vitor Roque, que atingiu a maioridade em 25 de fevereiro, menos de duas semanas após ser artilheiro e campeão do Sul-Americano Sub-20.
Não é só na precocidade que Vitor Roque segue os passos do Fenômeno. Assim como Ronaldo, ele estreou como profissional pelo Cruzeiro e, agora, desperta o interesse de gigantes europeus, entre eles o Barcelona, clube no qual o ex-camisa 9 fez história.
Ao longo dessa semana, Vitor Roque alternou entre os titulares e reservas da Seleção. Se ele começar a partida, Rodrygo deve ficar na ponta direita. Caso o técnico interino Ramon Menezes opte por deixá-lo no banco, o atacante do Real Madrid tende a ser deslocado para o centro, com Antony ou Rony ganhando vaga na equipe.
– Rodrygo, Vini Jr, Militão... Uns caras que você vê só na televisão e agora está dividindo o vestiário. Dá um choque de início, mas estou procurando aprender ao máximo. A ficha não caiu ainda, não (risos). Vai caindo aos poucos ao longo desse período – comentou o jovem do Athletico-PR.
Garotada
Vitor Roque não deve ser o único prodígio a estrear com a amarelinha nesse sábado. O volante Andrey Santos, do Vasco, treinou nos últimos dias como titular. Ele vai completar 19 anos em 3 de maio.
Outros jovens convocados por Ramon para esse amistoso são: o goleiro Mycael e o zagueiro Robert Renan, de 19 anos, o lateral-direito Arthur, de 20, o volante André, de 21, além do volante João Gomes e dos atacantes Rodrygo e Yuri Alberto, que têm 22.
História
Ainda de acordo com o levantamento de Dennis Woods, Pelé foi o jogador mais jovem a atuar pela Seleção. Em 1957, ele estreou com 16 anos e 257 dias. Já em 1966, Edu foi a campo debutou com 16 anos e 303 dias.
Historiadores apontam a dificuldade em precisar todos os jogadores que defenderam o Brasil e suas respectivas idades, uma vez que faltam registros de jogos realizados no início do século passado.
Segundo os dados coletados e compilados por Dennis Woods, Vitor Roque será o 10º mais novo a vestir a amarelinha.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).