O Ministério do Esporte, por meio do ministro André Fufuca, entrará com pedido para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) paralisar o Brasileirão Masculino e Feminino devido às tragédias causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Fufuca afirmou que neste momento, os esforços e auxílios devem ser direcionados aos lugares atingidos pelas enchentes e para a recuperação do Estado. Até o momento, 417 municípios foram atingidos.
Para o ministro, com a paralisação o Ministério do Esporte pode colaborar com as autoridades e organizações esportivas para prestar apoio às ações de socorro e reconstrução. O ofício será enviado nesta sexta-feira (10.05).
“Iremos pedir à CBF. Acho que deveria ser paralisado. É um prejuízo humanitário de um lado e esportivo também. Parar por 2 semanas seria razoável. Enviaremos ofício nesta sexta-feira para a CBF, nos colocando à disposição para dialogar e encontrar um caminho conjunto”, informou Fufuca por meio de nota, antes de completar:
“É hora de concentrar esforços no apoio às vítimas, na reconstrução das áreas afetadas e na mitigação dos impactos causados pela tragédia. A dimensão humana precisa vir antes da esportiva. A preocupação maior é com a integridade física e psicológica dos atletas, torcedores e demais envolvidos”, completou o ministro.
Mesmo com a iniciativa do Ministério do Esporte, somente a CBF tem o poder de paralisar o campeonato. Conforme informado pelo site O Globo, fontes da entidade indicam que há poucas chances de o pedido ser atendido.
Nessa semana, a confederação adiou os jogos das equipes gaúchas até o dia 27 deste mês, cerca de 19 partidas foram adiadas, dos times Internacional, Juventude e Grêmio, todos equipes da Série A. A Conmebol, por sua vez, adiou as partidas da próxima semana e irá analisar o caso novamente toda semana, enquanto houver necessidade.
Leia também - Torcedores do Flamengo protestam em frente ao Ninho do Urubu
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).