A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) informou hoje (26.08) a retomada das competições esportivas disputadas por estudantes de 12 a 17 anos em Mato Grosso.
De acordo com a pasta, os eventos esportivos serão realizados seguindo uma série de recomendações sanitárias e de biossegurança em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Leia Também - Senado aprova Lei do Mandante que altera direitos de transmissão dos jogos
Conforme a Secretaria, estudantes de 12 a 14 anos irão participar dos Jogos Escolares Mato-grossenses, e alunos de 15 a 17 anos disputam Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses. Por causa da pandemia, as inscrições estão limitadas a 32 municípios. Nos dois eventos, cada município pode inscrever uma equipe masculina e outra feminina por modalidade.
Os Jogos Escolares Mato-Grossenses de modalidades coletivas acontecem no próximo mês de setembro, em três municípios diferentes. De 9 a 12 de setembro, a cidade de Sorriso sedia as disputas estaduais futsal. De 16 a 19 de setembro, Campo Verde acolhe as partidas de handebol. E de 23 a 26 de setembro, será a vez de Nova Mutum receber os jogos de basquete e voleibol.
Os Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses de modalidades coletivas serão realizados em outubro, nos mesmos municípios. A programação começa pelas disputas no handebol, em Campo Verde, de 07 a 10 de outubro. Na semana seguinte, de 14 a 17 de outubro, os jogos de basquete e vôlei serão realizados em Nova Mutum. E, por último, de 21 a 24 de outubro, ocorrem as partidas de futsal, em Sorriso.
Já a etapa estadual das modalidades individuais será realizada em um mesmo período, tanto dos Jogos Escolares quanto dos Estudantis. De 30 de setembro a 03 de outubro, Várzea Grande será a sede das competições que incluem atletismo, natação, ginástica rítmica, judô, xadrez, dentre outras.
“A fase estadual dos Jogos Escolares Mato-Grossenses é a única classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Mesmo com o cancelamento da etapa nacional dos Jogos da Juventude 2021, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a manutenção dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses visa garantir aos estudantes de 15 a 17 anos oportunidades de desenvolvimento esportivo e saudável proporcionados pelo evento”, informou a pasta em nota.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, disse que as competições servem como critérios para o projeto OlimpusMT, que possibilita auxílio financeiro mensal, o bolsa atleta, aos esportistas mato-grossenses.
“Os jogos escolares fazem parte da formação de nossos jovens atletas. Essa faixa de 12 a 17 anos é a fase em que estão em pleno desenvolvimento e a não participação nas competições em mais um ano traria prejuízos a uma geração de jovens, como por exemplo, a restrição na seleção do projeto Olimpus, que oferece o bolsa atleta para continuação do desenvolvimento esportivo”, declarou o gestor. (Com informações da Secel-MT)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).