A deputada estadual Janaina Riva (MDB), candidata à reeleição, compartilhou nessa quinta-feira (16.08), em sua página no Facebook, um vídeo contando sua história e como surgiu seu amor pela política. No enatnto, na gravação que oficializou sua candidatura à reeleição, a deputada cita o nome do pai apenas como"Zé" ao lembrar sua infância em Juara, a mudança para Cuiabá e a concretização dos sonhos ao ser eleita candidata a deputada estadual.
“A Janaina filha do Zé e da Janete, nascida em Juara passei a infância praticamente toda em Juara, fui para Cuiabá tinha praticamente seis anos de idade, vim pra cá porque meu pai foi eleito deputado estadual, mas foi difícil ter que sair de Juara”, cita trecho da gravação.
Janaína, em nenhum momento cita a trajetória de seu pai na política - nem como deputado que já foi um dos mais votados em Mato Grosso e tampouco, um como um dos políticos mais processados e condenados por corrupção no país. José Riva que responde mais de 100 ações cíveis e criminais na Justiça, foi condenado a 26 anos de prisão em março de 2018, onde responde em liberdade.
O ex-deputado foi condenado em um processo que investigou formação de quadrilha e desvios na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entre os anos de 2005 e 2007. Na época, a sentença foi da juíza Selma Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, hoje candidata ao Senado pelo grupo de oposição à deputada.