Várzea Grande terá, no primeiro momento, apenas horário eleitoral gratuito em rádio, por conta de que no município não há emissora de televisão. A transmissão na televisão é objeto de duas petições que tramitam perante o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) e que estão pendentes de julgamento.
A decisão foi comunicada pelo juiz da 58ª Zona Eleitoral, José Luiz Lindote, aos representantes de emissoras de rádio e de partidos políticos de Várzea Grande, nesta sexta-feira (19.08). Ficou definido que a Rádio Industrial de Várzea Grande (Jovem Pan), nas frequências AM e FM será a geradora da propaganda eleitoral gratuita, por ser a única operando regularmente no município. A propaganda eleitoral no Rádio será exibida de 26 de agosto a 29 de setembro.
Na reunião foi definido também o plano de mídia, escala horário e ordem de veiculação para televisão, para o caso de ser deferido o pleito para transmissão da propaganda eleitoral por meio da televisão. Os partidos e coligações deverão apresentar as mídias em CD (Compact Disc) no formato MP3, acima de 192 KBPS.
O tempo disponível para o horário eleitoral gratuito em bloco será de 20 minutos, de segunda a sábado. Serão dois blocos de 10 minutos, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 (horário de Brasília). A propaganda em bloco será de uso exclusivo para os candidatos ao cargo de prefeito.
Já para as inserções, o tempo disponível será de 70 minutos diários, de segunda a domingo. As inserções terão duração de 30 ou 60 segundos e serão veiculadas entre 5 e 24 horas (horário de Brasília). Do total de tempo disponível, 42 minutos serão utilizados pelos candidatos ao cargo de prefeito e 28 minutos aos candidatos ao cargo de vereador.
A ordem de veiculação da propaganda obedecerá a um rodizio: o último a veicular em determinado dia, será sempre o primeiro a exibir sua propaganda eleitoral no dia seguinte. (Com informação do TRE/MT).