A votação e a apuração das eleições municipais 2016 contarão com cobertura, ao vivo, da TV Assembleia (TVAL) e da Rádio Assembleia ao longo de todo o domingo (02), dia em que os cidadãos de Mato Grosso vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores das 141 cidades do estado. São mais de 60 profissionais mobilizados para garantir que os fatos sejam transmitidos em tempo real. As equipes percorrerão os principais colégios eleitorais da baixada cuiabana e, a partir das 17h, passam a acompanhar a apuração dos votos, ininterruptamente, direto do Centro de Eventos do Pantanal.
Pela primazia da lisura e transparência imposta pela Mesa Diretora, o secretário de Comunicação Social do Poder Legislativo estadual, jornalista Raoni Ricci, alerta para a necessidade de acesso à informação pelo cidadão, especialmente quando se trata do cenário político.
“A Rádio Assembleia estreou nesta eleição com três participações relevantes. Primeiro foi a transmissão do debate realizado pela OAB, depois as entrevistas com os candidatos a prefeito. Agora, de forma democrática e isonômica, vamos garantir passo a passo a transmissão da eleição”, frisa o secretário.
A ampla cobertura das duas emissoras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) também inclui “entradas” ao vivo na TV Câmara e Rádio Câmara- que retransmitirão as informações em flashes para todo o país. Estão previstas quatro inserções na Rádio Câmara e mais uma reportagem com informações gerais sobre o pleito na capital mato-grossense. Na TV Câmara o número de inserções será definido de acordo com os acontecimentos ao longo do dia.
Em Mato Grosso, a cobertura da TVAL será também retransmitida pela TV Brasil Oeste (TBO), emissora privada que solicitou a demanda da Casa de Leis. O superintendente da TVAL, Wanderley Oliveira, destacou que a parceria com a TV Câmara e com a TBO confirmaram o trabalho de qualidade desempenhado ao longo dos 15 anos de TV Assembleia.
Já na Rádio Assembleia, a cobertura das eleições será marcada como primeira experiência, visto que a emissora completou um ano recentemente e não acompanhou outro pleito. A participação será feita por meio de flashes ao longo do dia, acompanhando o processo de votação, e da transmissão da apuração dos votos, em Cuiabá.
Para o gerente da Rádio Assembleia, Jaime Neto, os trabalhos realizados durante o período eleitoral estão consolidando a credibilidade da emissora pública. “A Rádio Assembleia se apresenta como importante ferramenta de informação para o cidadão”, enfatiza Jaime.
A apuração dos resultados será feita diretamente do Centro de Eventos Pantanal, por se tratar do local onde o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) faz a contagem dos votos na capital. A previsão do órgão é que a contagem se inicie no primeiro minuto após as 17 horas e finalize até as 21h. Conforme forem confirmados pelo TRE números referentes os municípios do interior, as informações também serão repassadas pela Rádio e TV Assembleia.
Como acompanhar - A TVAL está disponível em sinal aberto pelos canais 30- analógico, e 30,2 - digital. Na TV a cabo, o canal 10 da NET e 16 da SIM retransmitem a TVAL; na Sky HD regional o sinal está disponível pelo 330,2. Além disso, na internet, pelo YouTube e via Facebook, acontece a transmissão da TVAL ao vivo.
Já a Rádio Assembleia está disponível em Cuiabá pela frequência 89,5 FM, ou pelo site WWW.al.mt.gov.br que disponibiliza, inclusive, os áudios de programas e reportagens para download.