Dos 182.979 eleitores aptos a votar em Várzea Grande, 37.899 não compareceram às urnas para cumprir com seu papel nas eleições do último domingo (02.10).
Segundo dados da Justiça Eleitoral dos 145.080 eleitores que votaram no domingo, 7.167 preferiram votar em branco e 8.815 decidiram anular o voto. Com isso, os votos válidos nestas eleições em Várzea Grande foram de 129.098.
Conforme a Justiça Eleitoral, os eleitores que votaram em branco – 7.167 em Várzea Grande -, não tiveram participação efetiva no processo eleitoral. “Desde a vigência da Lei das Eleições (nº 9.504/97) esse tipo de voto deixou de ser utilizado para os cálculos eleitorais para definição das eleições proporcionais” explica a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Helena Povoas.
No entanto, os eleitores de Várzea Grande que votaram “nulo” – 8.815 -, casos em que se digita na urna eletrônica um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político -, contribuíram para o processo. Neste caso, os votos são considerados inválidos.
“O único resultado do voto nulo, é deixar que os outros decidam por você. Porque se você se recusa a escolher um candidato, vai prevalecer a escolha dos outros, seja ela consciente ou não. Esse não é o caminho” destaca a desembargadora.