O candidato a prefeito por Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), assumiu na noite dessa segunda-feira (10.10) compromissos com pecuaristas do município, para a geração de emprego e renda. Os produtores apresentaram uma pauta de reivindicações, visando fomentar o setor na Capital.
Entre os pedidos estão o desenvolvimento de ações voltadas para o fortalecimento das cadeias produtivas, a elaboração de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, qualificação técnica da mão de obra, a criação de um programa de inclusão produtiva do jovem rural e, por último, ações para consolidação de Cuiabá como a capital nacional do agronegócio. “Ficamos felizes pelo compromisso assumido pelo candidato”, avaliou o presidente Associação Nelore MT, Luiz Antônio Felipe.
Emanuel ressaltou que 33% da população mato-grossense residem na Capital e que, apesar de Mato Grosso ser líder nacional na produção de grãos e possuir o maior rebanho bovino do país, Cuiabá fica a margem dessa pujança econômica. “Somos a Capital do Agronegócio. Mas queremos ser a Capital da Agroindústria. Nossa cidade merece colher os frutos da geração de emprego. Merecemos experimentar isso”, considerou.
O coordenador político da campanha, senador Wellington Fagundes (PR) também reforçou a importância de industrialização da produção agrícola no Estado, que hoje percorre grandes distâncias para ser beneficiada. “A atração de indústrias de beneficiamento da produção agrícola vai gerar emprego e renda e impulsionar ainda mais a economia de Mato Grosso”, disse.
Também participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Figueiredo Arruda, da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, o presidente da Fundação de Apoio à Bovinocultura de Corte, Jorge Antônio Pires de Miranda, entre outros pecuaristas.