O prefeito eleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), foi carregado pelo correligionários ao chegar, ao lado da esposa, ao Centro de Eventos do Panatanal. Pinheiro comemorou a vitória prometendo não decepcionar a população cuiabana.
“Agradeço a Deus em primeiro lugar, o povo cuiabano que vive nesta terra mais linda do país, terra onde eu nasci. Podem ter certeza, não vou te decepcionar, não vou frustrar as expectativas de milhares de votos que confiaram em nós”, garantiu o prefeito eleito.
Emanuel recebeu 157.877 votos, o que corresponde a 60,41% dos votos válidos. Ele derrotou o ex-deputado estadual Wilson Santos, que teve 103.483 votos.
O peemedebista disse as pesquisas de opinião pública já indicavam sua vitória. “A gente já imaginava que a diferença seria essa. Isso demonstra que a população entendeu o ideal da nossa candidatura. Foi uma campnha propositiva e limpa”, declarou.
Questionado sobre as prioridades de sua gestão, Emanuel Pinheiro garantiu que irá fazer licitação para o transporte coletivo, implantar o programa de horas estendidas nas creches, baixar um decreto alterando o horário de trabalho dos servidores que têm filhos especiais em casa.
Quanto à relação com o governador Pedro Taques (PSDB) que apoiou seu adversário, Wilson Santos (PSDB), ele afirmou que pretende estabelecer uma relação institucional com o governo.
Trajetória - Emanuel Pinheiro, 51 anos, cuiabano, filho do ex-deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Maria Helena de Freitas Pinheiro.
Ingressou aos 18 anos na Faculdade de Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Em 1988 formou-se em bacharel em direito.
Ele iniciou sua carreira política aos 23 anos, sendo eleito vereador de Cuiabá com 1.043 votos. Em 1994, foi eleito deputado estadual e, em 1998, foi reeleito para cargo.
Aos 38 anos foi professor de direito constitucional em uma Universidade de Cuiabá. Em 2005, foi secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá. Em 2010 e 2014 foi eleito para o cargo de deputado estadual.