Nas eleições municipais realizadas no último domingo (05.10), duas Coligações de Várzea Grande não conseguiram eleger nenhum vereador para ocupar cadeira na Câmara Municipal. Entre as siglas que compõem essas Coligações destaca-se o PMDB do prefeito cassado Walace Guimarães.
O PMDB nas eleições compôs juntamente com o PHS e PC do B a Coligação “Amor por nossa Terra”, lançando 19 candidatos. Deste total, oito eram peemedebistas, seis do PC do B, e cinco do PHS.
Conforme o resultado da Justiça Eleitoral, o coeficiente eleitoral para eleger vereador era de 6.908 votos, no entanto, a coligação dos peemedebistas conseguiu 2.293 votos, ou seja, distante mais de 4 mil votos do coeficiente.
Do total de votos, 1006 foram conquistados pelo PMDB, 850 pelo PHS, e 437 pelo PC do B.
Lembrando que a última eleição, em 2012, foram eleitos quatro vereadores pelo PMDB e um do PHS. Os eleitos naquele pleito foram: pelo PMDB Jânio Calistro (que migrou para o PSD), Joaquim Antunes (que migrou para o PSDB mas que não foi reeleito nas eleições deste ano), Kalil Baracat e Waldir Bento – ambos não concorreram à reeleição.
Já pelo PHS foi eleito em 2012 a vereadora Miriam Pinheiro – que migrou para o PMB, e preferiu lançar-se como vice-prefeita na chapa de Pery Taborelli (PSC).
Outra coligação que não conseguiu eleger nenhum parlamentar foi o PSOL que teve como candidato a prefeito o empresário Milton Dantas.
A legenda lançou três vereadores para concorrer ao Legislativo municipal, sendo eles: Weder Arias, Edésio Francisco - popular Flecha, e Andrea Jeneffer. Os candidatos obtiveram um total de 110 votos, sendo o mais votado Weder Arias que conseguiu 68.