A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), desembargadora Maria Helena Póvoas, em coletiva à imprensa neste domingo (02.10), ressaltou que candidatos que sujaram as ruas, com seus materiais de campanha, serão punidos pela Justiça Eleitoral.
Conforme a desembargadora, a Justiça Eleitoral está nas ruas para coibir crimes eleitorais. “Todos nossos juízes, promotores e fiscais estão nas ruas, o policiamento está intenso, não obstante, aqueles que já flagramos com derrames de propaganda eleitorais, nós também estamos tomando atitudes no sentido de coletar estes materiais e fotografar a situação para que estes candidatos e partidos, inclusive, respondam pelo crime ambiental perpetrado nestas localidades” declarou.
Ao fazer o balanço das eleições neste domingo, a presidente do TRE/MT citou diversas ocorrências registradas no Estado.
“Nós tivemos algumas intercorrências, nada de muito grave, mas tivemos detenções de candidatos em alguns municípios do interior do Estado e 16 casos de tentativa de boca de urna que foram repreendidas pela polícia” cita.
Ainda, conforme a desembargadora, foram flagrados tentativas de transporte ilegal de eleitores, como também tentativa de compra de votos, todas esses crimes, conforme ela, coibidos pela Polícia Federal e Militar.
“Teve ainda alguns entreveros entre candidatos e rivais disputando poder de cargos, além de interceptação de cabos carregando maletas de dinheiro, essa situação foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal e seus ocupantes encaminhados à Policia Federal. Em Várzea Grande um eleitor tentou tirar foto da urna, ato este que já foi exaustivamente tido como proibido para evitar tentativa de compra de voto” pontuou.