O candidato a vereador, Ademar Jajah (PSDB), infringiu a legislação e cometeu crime eleitoral ao “emporcalhar” Várzea Grande com seus materiais de campanha. A reportagem do oticias flagrou santinhos espalhados ao chão de Ademar Jajah com foto de seu irmão, o deputado Jajah Neves, na tentativa de confundir o eleitor.
Santinhos do candidato foram jogados nas ruas do município, nas proximidades de colégios eleitorais. Um desses locais foi na Escola Professora Nadir de Oliveira, no bairro Jardim Glória.
Não o bastante, o candidato espalhou santinhos com o seu número de urna e a foto do seu irmão, o apresentador e deputado estadual Jajah Neves, o que é crime eleitoral, já que induz o eleitor ao erro. Por esse crime, ele pode ter o seu registro de candidatura cassado pela Justiça como penalidade.
No bairro São Mateus, policiais e fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), estiveram na manhã deste domingo (02.10), fotografando e recolhendo todos os santinhos de candidatos que jogaram e sujaram as ruas do município.
Além de cometer crime eleitoral, o candidato que suja as ruas comete crime ambiental, conforme o TRE/MT. Segundo o órgão, a “Campanha Cidade Limpa”, foi lançada justamente para não tolerar propaganda que prejudique a higiene e a estética urbanas e dos locais de votação, bem como as que contrariem as posturas municipais. “O candidato que desrespeitar o normativo estará cometendo crime eleitoral, além de crime ambiental”, cita o órgão.