Trezentos e Sessenta pessoas (360) estão concorrendo a 21 vagas de vereador em Várzea Grande, desse total, 258 candidatos são do sexo masculino e 102 feminino. Os comerciantes foram a classe que mais predominou entre os candidatos, com 39, seguido de 31 professores e 29 empresários.
Dentre as profissões com menor número de candidatos está a do jornalista com apenas duas pessoas. Uma delas é a candidata do Partido Republicano Progressista (PRP), Édina Araújo, que disse que vai lutar pela liberdade de expressão e pela valorização do diploma.
“Como sou jornalista, vou lutar pela classe dos comunicadores, para que todos os colegas não sofram o que eu sofri para conseguir informações oficiais, não precisando “pegar escondidas”, disse.
O número que mais chama atenção é sobre o grau de escolaridade dos candidatos, onde 29,4% têm ensino superior completo e 8% não terminaram suas faculdades. Apenas 35% concluíram o ensino médio e só 8% não conseguiram concluir. Os candidatos que têm apenas ensino fundamental completo somam 8,8% e os que não conseguiram sequer concluir têm 8%. Somente 1,9% declaram semi-analfabetos, sabendo apenas ler e escrever.
Dos 360 concorrentes a 21 vagas na Câmara municipal de Várzea Grande, 176 nasceram na baixada cuiabana, sendo 93 em Cuiabá, 80 na Cidade Industrial e 3 em Santo Antônio do Leverger.
O candidato mais velho tem 82 anos, já a candidata com mais experiência de vida possui 68 anos. O mais jovem só tem 21 anos e a mais jovem 19 anos.