Durante a inauguração do Centro de Atendimento Empresarial (CAE), em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), nesta sexta-feira (06.09), o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), Alan Zanatta, enfatizou a importância de criar o CAE no município - para oferecer aos micros, pequenos e médios empresários uma assessoria gratuita a este segmento de empreendedores - para que conheçam os trâmites para buscar novos investimentos de forma segura e fazer prosperar os negócios.
Zanatta ressaltou que diferente dos micros, pequenos e médios empresários - as grandes empresas ou multinacionais possuem equipe de profissionais que prestam serviço na hora de buscar um financiamento ou resolver problemas relacionados a assuntos administrativos.
“Diferentes de micro e pequenos empresários que não tem estrutura, e muitas vezes deixam de investir no crescimento do negócio por falta de informação, os grandes empresários já possuem estrutura e equipe para orientá-los e até mesmo ir diretamente desenvolver projetos para buscar investimentos”, justificou.
Zanatta anunciou também, durante a inauguração do CAE, que dentro de 90 dias Rondonópolis será o terceiro município de Mato Grosso a receber a Rede Sim. Um sistema digital de informatização que oferece serviços integrados entre Receita Federal, Sefaz, Detran, prefeituras municipais, Junta Comercial e governo do Estado.
“Quem precisa abrir uma empresa ou fazer uma alteração de contrato social, poderá fazer isso pela internet. Com as novidades tecnológicas disponíveis no mercado, o Governo de Mato Grosso tem trabalhado para aderir aos avanços o que resulta em mais rapidez e qualidade na prestação de serviço. Com este sistema será possível abriu ou fazer esta alteração no contrato da empresa em até 72 horas”, destacou.
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial do município (ACIR), Luiz Homem de Carvalho, o CAE representa a desburocratização dos serviços e uma relação mais rápida e direta com o poder público.
“Hoje, esta inauguração é a conquista de sonho antigo, ter na verdade uma extensão da Sicme em nossa cidade reflete não só na área de apoio ao setor empresarial, mas também em projetos que com certeza irão fomentar o desenvolvimento e a geração de emprego em Rondonópolis.”
Além de orientar sobre as linhas de crédito disponíveis para adesão do segmento empresarial, outro importante serviço oferecido pelo Centro é a formalização das pequenas empresas, assunto que foi enfatizado pelo secretário de desenvolvimento econômico de Rondonópolis, Edson Ferreira.
“Neste momento inicial de atividade a expectativa é que pelo menos 30% dos pequenos comerciantes que hoje trabalham na informalidade, com esta facilitação através do apoio oferecido pelo CAE busquem a regularização. Uma mudança que oferece benefícios como a emissão da nota fiscal e contribuindo principalmente na geração de emprego com carteira assinada”, ressaltou Edson Ferreira.
Implantação - Atualmente são 43 centros implantados no Estado e a previsão é de que outros 23 CAE’s sejam instalados ainda este ano, além de Rondonópolis, o próximo município a receber uma unidade será a cidade de Cáceres, em 12 de setembro, as 16h30.
A implantação do serviço nos municípios é realizada por meio de convênio firmado entre o governo do Estado, Prefeituras Municipais e as Associações Comerciais e Empresariais dos municípios. O CAE conta ainda com a parceria da Junta Comercial (Jucemat), Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), e Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT). (Com Fernando Dutra/Sicme/MT).