O movimento de consumidores no comércio do país diminuiu 0,5% em fevereiro, na comparação com janeiro, feitos os efeitos sazonais, de acordo com indicador da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira (5). Na comparação com fevereiro de 2012, no entanto, houve alta de 14,4%.
De acordo com a Serasa Experian, a queda mensal da atividade varejista foi determinada pelo fim das promoções de estoques de produtos cujo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ainda estava reduzido ou zerado, como é o caso dos automóveis.
Após alta de 10,9% em janeiro, o movimento de consumidores nas lojas especializadas de veículos, motos e peças recuou 2,1% em fevereiro, revela o indicador.
Também contribuíram para o resultado negativo da atividade varejista no mês passado o recuo de 1,6% no movimento nas lojas de material de construção e a queda de 0,3% e de 0,1% nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática; e de combustíveis e lubrificantes, respectivamente.
No campo positivo, houve elevação de 0,9% na atividade dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas; e de 0,7% no ramo de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.
Comparação anual
Na comparação anual, todos os segmentos apresentam resultados positivos: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6,1%); móveis, eletroeletrônicos e informática (16,7%); combustíveis e lubrificantes (12,9%); veículos, motos e peças (3,4%); tecidos, vestuário, calçado e acessórios (2,3%); e material de construção (2,9%).
O Indicador de Atividade do Comércio é apurado pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.