por Lucione Nazareth/VG Notícias
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apresentou nesta terça-feira (30.04) um novo relatório acerca das obras da Copa do Mundo de 2014. O documento mostra que das 24 obras analisadas, 21 estão atrasadas.
Conforme o relatório, das 24 obras, duas foram concluídas, uma não apresenta atraso, nove apresentam atrasos de até 60 dias, oito apresentam atrasos entre 61 e 180 dias, e quatro apresentam atrasos superiores há 180 dias.
Segundo o TCE, as situações mais preocupantes se referem à obra de duplicação da avenida Juliano Costa Marques que está com o prazo de execução vencido. Ainda no relatório, foram constatadas inconformidades na obra.
Além disso, de acordo com o relatório, 11 obras entre o Fan Park, os Centros de Treinamento da UFMT e do CPA sequer começaram e que a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), deve agilizá-las.
De acordo com o relatório do TCE, apenas 24,8% das obras previstas para serem executadas até o Mundial já foram concluídas. Entretanto, se o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) for excluído da matriz de responsabilidade, esse percentual sobe para 45,12%.
No relatório anterior apresentado pelo órgão, apontava que apenas 37,84% estavam prontas, sem levar em conta as obras do VLT.
O TCE ainda alertou a Secopa sofre o desperdiço de dinheiro público, porque até agora o órgão não conseguiu os benefícios da isenção tributária do programa Recopa referente às obras dos estádios para a Copa do Mundo. “Esse atraso está trazendo prejuízo aos cofres públicos, já que os benefícios não retroagem”, alerta o Tribunal.
Arena Pantanal: O relatório apresentado pelo TCE 62,27 % das obras estão concluídas. Segundo o documento, a Arena será concluída dentro do cronograma, mas pelo fato que faltam sete meses para entregar a obra, os serviços de construção devem ser agilizados.
“A Obra da Construção da Arena Multiuso,embora ainda persistam atrasos em relação ao novo cronograma, apresentou incremento no ritmo de execução dos serviços em 2013. Em 35 meses foram executados 62,27% dos serviços contratados. Restam 07 meses para a execução dos 37,73% restantes. Se mantido o valor da 35ª medição o prazo contratual será cumprido”, diz trecho do relatório.
Um dos pontos de construção que precisam ser agilizados é o da montagem da estrutura metálica de cobertura da Arena, caso contrário, não cumprirá a meta de conclusão.