Internado desde a noite de quarta-feira no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, por conta de um quadro de infecção renal, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, "passa bem". A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo diretor de marketing da entidade máxima do futebol, Thierry Weil, durante coletiva de imprensa no Riocentro.
O dirigente leu para a imprensa o boletim médico, que não será divulgado de forma oficial para os jornalistas a pedido da própria Fifa. De acordo com Weil, Valcke está sendo medicado com antibióticos por via venosa. O responsável por chefiar a equipe é João Mansur, cardiologista que já atendeu João Havelange e que será um dos diretores médicos da Copa do Mundo.
Weil ainda revelou uma brincadeira de Valcke por conta da internação. Segundo o dirigente, o secretário-geral afirmou que está testando o sistema de saúde do Brasil.
O presidente da CBF e do COL, José Maria Marin, desejou melhorar para Valcke.
- Quero desejar melhoras ao Valcke. Nosso secretário tem sido um grande defensor da Copa do Mundo e tem dado uma atenção especial com muita compreensão. Nesse convivio, pude registrar seu empenho em realizar uma grande Copa do Mundo.
No Riocentro, uma pessoa da Fifa chegou a afirmar que Valcke teria um problema crônico nos rins e que a situação se agravou durante a passagem pelo Brasil.
Apesar do problema, a Fifa seguirá o cronograma de eventos desta quinta-feira. Sem a presença do secretário-geral, membros da entidada vão realizar uma coletiva para divulgar as observações sobre a visita realizada a Belo Horizonte e Porto Alegre.
Valcke está no Brasil desde terça-feira para inspecionar as obras de dois estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014 e para fazer uma reunião com o Comitê Organizador Local, que estava prevista para esta quinta-feira, também no Rio de Janeiro. Thierry Weil comandará a coletiva de imprensa, que acontecerá no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Copa das Confederações
Logo em seu primeiro contato com os jornalistas, na última terça-feira, em Belo Horizonte, Valcke colocou em risco a realização da Copa das Confederações em seis cidades. A maior preocupação da Fifa é com o cronograma de obras da Arena Pernambuco, em Recife.
- Neste momento, não estamos no nível de ter seis estádios prontos para a Copa das Confederações. O que posso dizer é que temos menos. Temos que discutir e ter certeza que alguns estádios estão atrasado - afirmou o dirigente.
Na visita ao Mineirão, Valcke elogiou as reformas do estádio, que já tem mais de 80% do projeto concluído. A confirmação das sedes da Copa das Confederações será divulgada no mês que vem.
Na quarta-feira, Valcke fez a sua primeira visita ao Beira-Rio. Sobre o fato de o estádio ainda estar recebendo jogos do Internacional no Campeonato Brasileiro sem a interrupção das obras, o secretário afirmou que essa não é uma preocupação:
- Estamos cientes da situação aqui e esse não é um problema no momento. O que importa é o estádio estar pronto em dezembro de 2013. Não adianta haver tempo também e a construtora ainda não ter recebido todos os materiais necessários, por exemplo.