O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande reiniciou as atividades para construção do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), sendo a maior obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Na quarta-feira (03.10), a empresa deu sequência à perfuração e concretagem das estacas que vão sustentar o viaduto e a trincheira, que estão sendo construídos no trevo do Zero KM, em Várzea Grande, para implantação do VLT.
As equipes de engenharia cravaram e concretaram a primeira estaca de um total de 253 que estão previstas. Na obra, existe uma área técnica que cuida da segurança dos trabalhadores e do trânsito. Antes de iniciar as perfurações, os locais perfurados passaram por um rigoroso estudo, para não deixar danos em redes de água e esgoto, fiação elétrica, telefonia e internet.
Além da fixação das estacas, o consórcio faz a escavação em dois pontos do Zero Km, nas avenidas da FEB e João Ponce de Arruda, para inspeção do subsolo e constatação de redes de água e fiação. Outra máquina está trabalhando no alargamento da pista na avenida da FEB - sentido Cuiabá - e finalizando estudos das instalações de interferência (redes de saneamento, energia e telefonia), o que já foi realizado em 2 km de extensão.
No processo de estaqueamento, uma máquina faz uma perfuração de 70 centímetros de diâmetro com profundidade variando de 15 a 17 metros. Em seguida é feito o lançamento do concreto até encher a cavidade. O procedimento é concluído com a colocação de uma armação de ferro.
Essas estacas serão cravadas de dois em dois metros para dar apoio e ancoragem ao viaduto e às paredes de concreto da trincheira. A trincheira, com 384 metros de comprimento e 24 metros de largura, será construída no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB.