Técnicos do núcleo de saúde e da Escola Estadual Nova Chance da Penitenciária de Rondonópolis passam por capacitação para que saibam identificar sinais e sintomas de casos suspeitos de hanseníase e tuberculose. O treinamento foi realizado pela Secretaria de Saúde do município na segunda-feira (10.08) e continua na quinta-feira (13.08). Recuperandos e servidores poderão realizar exames médicos, entre 08h e 17h, para detectar hanseníase e tuberculose.
Conforme o enfermeiro responsável pelo Programa de Hanseníase e Tuberculose e instrutor do treinamento, Lourenço Ribeiro da Cruz Neto, por serem doenças transmissíveis existe a preocupação tanto com a saúde dos recuperandos quanto dos familiares e funcionários da unidade.
Farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e professores que atuam na unidade penitenciária passam pelo treinamento, que inclui aulas teóricas sobre as características de cada enfermidade. Segundo o instrutor, as pessoas que apresentarem sinais e sintomas de alguma das doenças deverão ser encaminhadas para um médico especialista.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).