Apesar da revogação do decreto, o secretário de Governo de Várzea Grande, Ismael Alves, disse ao VG Notícias que a tarifa do transporte coletivo no município deve ser reajustada, mas que o novo valor ainda não tem data para vigorar na cidade.
“O reajuste é inevitável. O valor da tarifa vai subir no município, porque há dois anos está o mesmo valor, enquanto que todas as taxas subiram como o diesel. Mas a tarifa não será naquele primeiro valor divulgado no decreto, que foi revogado no dia seguinte”, explicou o gestor.
Conforme ele, uma equipe técnica da Prefeitura de Várzea Grande está revisando todos os pontos do cálculo tarifário repassado pela empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade, a União Transporte, para depois apresentar qual valor deve vigorar.
“O trabalho exige tempo por que é preciso estudar ponto a ponto do cálculo tarifário por isso não há previsão de quando será fixado à nova tarifa” declarou o secretário.
Apesar disso, o secretário de Comunicação do município, Eduardo Ferreira, informou que o prefeito estuda a possibilidade de criar um Conselho municipal de Transporte para cuidar dos assuntos relacionados ao setor, entre eles o valor da tarifa do transporte coletivo.
Eduardo disse ainda que Walace pretende debater com a sociedade a qualidade do transporte público ofertado pela empresa, responsável do serviço, para depois apresentar o novo valor tarifário.
“Essa consulta pública deve ajudar também a determinar o valor da tarifa”, revelou Ferreira.
Vale lembrar que a tarifa do transporte coletivo em Cuiabá já passou de R$ 2,80 para R$ 3,10. Nos últimos aumentos tarifários Várzea Grande sempre acompanhou a Capital para padronizar o valor cobrado no transporte coletivo das duas cidades.
Importante destacar ainda que conforme tabela apresentada pela empresa União Transporte, o aumento estaria relacionado ao aumento nos preços dos insumos componentes da planilha de custo operacional do transporte coletivo e, por conseguinte foram repassados ao custo operacional.
O documento aponta outros fatores para o aumento da tarifa, como reajuste salarial dos trabalhadores do sistema de transporte coletivo, a variação da inflação entre outros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).