Quatro mulheres, residentes em Cuiabá e Várzea Grande, foram infectadas pela nova subvariante da Covid-19, JN 2.5, uma variação da Ômicron, identificada em Mato Grosso.
O Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde (Lacen) informou que as mulheres receberam atendimento médico, três receberam alta médica e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal e uma foi a óbito.
Conforme informações do Lacen, a equipe de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiga o caso. Ainda não se pode afirmar que a Covid-19 foi à causa da morte, pois a mulher apresentava Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Um relatório de pesquisa realizado entre 16 e 18 de janeiro de 2024, revela que, das 15 amostras positivas para Covid-19 analisadas – oito de Cuiabá e sete de Várzea Grande –, quatro foram identificadas com a nova subvariante. As demais amostras indicaram as cepas JD.1.1, JD.1.1.1, GK.1.1, JN.1, JN.1.1 e JN.1.3, todas variantes da Ômicron.
O Lacen destacou que este é o primeiro registro da subvariante JN 2.5 no Brasil. Esta subvariante já foi identificada em outros países, incluindo Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.
Leia também - Prefeito presencia execução de homem em pizzaria de MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).