O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) prorrogou a situação de emergência por contaminação de água no município de Barão de Melgaço (a 121 km de Cuiabá). O decreto nº 670 que prolonga a emergência consta no Diário Oficial do Estado, que circula nesta segunda-feira (29.01).
O decreto estadual considera o decreto da Prefeitura de Barão de Melgaço. A contaminação no sistema de abastecimento de água do município causa danos à saúde dos moradores e ao Poder Público.
“Ficam prorrogados por 90 (noventa) dias os efeitos do Decreto n° 553, de 26 de outubro de 2023, que homologa o Decreto Municipal n° 072, de 09 de outubro de 2023, da Prefeitura Municipal de Barão de Melgaço - MT, que declarou Situação de Emergência por contaminação de água no Município de Barão de Melgaço”, cita trecho da publicação.
Em entrevista ao , o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, manifestou preocupação com a situação. Ele afirmou que o Tribunal de Contas tomou medidas realizando uma análise da água na região. “O resultado é alarmante: a água nas creches e escolas não é própria para consumo, está contaminada com esgoto.”
Segundo Sérgio Ricardo, ao declarar estado de emergência, o município passa a enfrentar a crise com apoio do Estado, com início de obras urgentes, incluindo a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). “A magnitude do problema exige ação imediata para salvaguardar a saúde e bem-estar da população.”
Leia mais: Barão de Melgaço decreta situação de emergência por contaminação de água
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).