30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2013, 17:38 - A | A

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2013, 17h:38 - A | A

PROTESTO

Servidores da Educação de VG podem entrar em greve nesta quinta (14) e comprometer início do ano letivo

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

Os profissionais da rede municipal de Educação de Várzea Grande irão decidir nesta quinta-feira (14.02), em assembleia geral, se vão aderir à greve e assim não iniciar na próxima segunda (18), as aulas nas escolas municipais.

“Se não temos outra alternativa, vamos ter que aderir a greve, essa possibilidade é bastante grande”, declarou o presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG), Gilmar Soares, ao VG Notícias.

Os profissionais da Educação reivindicam um calendário de pagamento do mês de janeiro e do 13° salário - que estão em atraso -, além da questão dos funcionários contratados que não recebem salários desde outubro do ano passado.

Segundo Gilmar, até a tarde desta quarta (13.02), a Secretaria municipal de Educação não apresentou ao sindicato um calendário de pagamento de todos os atrasados, sendo que havia sido acordado entre a categoria e o executivo que o mesmo seria entregue no último dia 06, data da realização do Conselho de Representante do Sintep/VG.

“Tentei contato via telefone com o secretário, mas não consegui falar com ele, e nem mesmo retornou, para passar alguma informação relevante para a categoria sobre o assunto”, revelou o sindicalista.

De acordo com ele, tem profissionais que estão tendo dificuldade com alimentação, por falta do pagamento e também não tem dinheiro para pagar o ônibus para chegar à escola, ficando assim, impossibilitado de exercer suas funções na rede de ensino.

Outro lado – O secretário municipal de Educação, Jonas Silva, disse ao VG Notícias que não existe nenhuma possibilidade de entregar ao Sindicato um calendário de pagamento, mas garantiu que os profissionais devem receber o que tem direito.

“Não tem como fazer um calendário de pagamento. Assim que os recursos do FUNDEB entrar na Prefeitura, vamos pagar os profissionais da Educação. Vamos pagar no final de cada mês, assim como foi feito mês passado, até regularizar a situação”, declarou o secretário.

Referente ao 13° salário e os salários atrasados, Jonas disse que a prefeitura já está estudando uma forma de pagar os funcionários, mas que não afete o lado financeiro do município, em relação a investimentos e pagamento de salários.

Porém, vale destacar que, somente neste inicio de fevereiro, duas parcelas do Fundeb já foram creditadas na conta do município, que totalizam R$ 3.669.683,21. Fora outros recursos oriundos do governo estadual e federal, que ao todo, via repasses pelo Banco do Brasil, já foram creditados R$ 8.572.182,40 na conta do município.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760