Após polêmica envolvendo a possibilidade de fechamento do horário noturno do Liceu Cuiabano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) informou que voltou atrás da decisão e resolveu manter as atividades no período da noite na unidade de ensino. A decisão foi informada por meio de nota nesta sexta-feira (23.08).
A reviravolta ocorreu após mobilização dos estudantes do Liceu Cuiabano. O Grêmio Estudantil da escola prometeu manifestação nesta sexta. Até mesmo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), se mobilizou sobre o assunto e emitiu declaração pública contra o fechamento.
A Seduc tem planejado há dias o remanejamento de estudantes nas unidades de ensino sob a justificativa de que existem poucos alunos em algumas escolas no horário noturno. Segundo informações obtidas pela reportagem do , o Liceu Cuiabano seria uma dessas escolas.
Outro lado
Desde a última segunda-feira (19.08) a reportagem do tentou reiteradamente procurar a Seduc para informar sobre o fechamento das aulas noturnas, mas não obteve respostas. Apenas nesta sexta, com a divulgação do protesto e a fala do ministro, a Seduc enviou manifestação sobre o Liceu em específio, negando o fechamento. Veja a nota sobre o Liceu Cuiabano:
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), esclarece que não haverá o fechamento de curso noturno da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller. A Seduc reitera o seu comprometimento em garantir a qualidade do ensino e o bem-estar dos estudantes.
Também nesta sexta a assessoria da Seduc informou que o redimensionamento (fechamento do horário noturno) será mantido em demais escolas do Estado, que estão sob avaliação. Por e-mail, a reportagem enviou os seguintes questionamentos,
- Como será a transição desses estudantes para outros períodos? Como será feito com aqueles estudantes que não podem estudar em outro período?
- Qual a previsão do impacto da mudança? Quantos estudantes serão afetados?
- Que mudanças serão tomadas no que diz respeito aos profissionais de Educação que deverão mudar seus períodos de trabalho?
A Seduc não informou quais escolas poderão perder o período noturno das aulas, nem respondeu as perguntas enviadas pela reportagem. Leia a nota sobre as demais escolas:
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) informa que cumpre com a oferta do Ensino Médio noturno conforme determina a Lei 14.945, de julho de 2024. Esclarece, ainda, que o estudante que estiver matriculado em uma escola que passou por redimensionamento do Ensino Médio noturno poderá pedir a sua transferência, normalmente, para a unidade escolar mais próxima que manterá a oferta do curso. Os profissionais da educação que são efetivos, terão a sua atribuição garantida nas unidades escolares estaduais do município em que estão lotados.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).