A antiga sede do Centro de Especialidades Médicas (Postão), de propriedade do município de Várzea Grande, está abandonada pelo poder público. Localizado em uma das avenidas principais da cidade, o prédio está fechado desde maio do ano passado, quando o Centro foi transferido para a nova sede, na rua Santo Antônio, e o local virou ponto de drogas e “hotel” para os andarilhos da cidade.
Moradores e comerciantes das proximidades do local relatam que andarilhos e usuários de drogas usam a área para passar a noite e usar entorpecentes. Vale ressaltar, que o local fica ao lado da escola estadual Pedro Gardés, o que traz perigo aos estudantes e moradores que residem próximo da antiga sede.
A reportagem do VG Notícias esteve “in loco” no antigo “Postão” e constatou que a estrutura está depredada. Ainda, o local está sem telhado, e com a chuva, há acúmulo de água parada no chão de algumas salas, o que facilita a proliferação do mosquito da dengue, Aedes Aregypti. Veja fotos no final da matéria.
Leilão – A proposta do ex-prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD), quando desativou a unidade, era de leiloar a área para quitar a dívida de cerca de R$ 15 milhões, que o município possui com a Previvag (Instituto de Seguridade Social dos Servidores Públicos de Várzea Grande) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, ele renunciou o cargo antes de concluir o processo.
Locação - Importante destacar que o Centro de Especialidades Médicas foi transferido para uma área alugada – que pertence ao empresário Josias Guimarães, irmão do atual prefeito Wallace Guimarães (PMDB) e cunhado da secretária de Saúde do município, Jaqueline Guimarães. A área possui 2.854 metros quadrados e mensalmente, sua locação custa R$ 25 mil aos cofres municipais.
Na época da mudança, o ex-diretor do Postão, Marcelo Costa, argumentou que a unidade não tinha condições de suportar a demanda de pacientes, em torno de 600 atendimentos por dia, e que a nova instalação proporcionaria uma grande melhora no atendimento a população.
Outro Lado – A secretária de Saúde, Jaqueline Guimarães, não atendeu as ligações do VG Notícias e nem retornou as ligações.
A reportagem esteve também, na Saúde para tentar falar com a secretária, porém, a atendente informou que Jaqueline não estava dando entrevista naquele momento, e que ela entraria em contato, mas até o fechamento desta matéria ela não retornou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).