28 de Abril de 2025
28 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
28 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 11:26 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 11h:26 - A | A

Colinas Douradas

Secretário de Habitação de VG diz que sorteio de residencial não é bingo: “Queriam acompanhar comendo pipoca?”

Azevedo se desculpou, mas ironicamente questionou se a população queria acompanhar o sorteio de casa e comendo pipoca

Gislaine Morais/VGN

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação de Várzea Grande, Ricardo Azevedo, prestou esclarecimentos na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (05.12) sobre o sorteio das mil unidades habitacionais do Residencial Colinas Douradas. Ele afirmou que o sorteio, realizado de forma eletrônica pela loteria federal, seguiu as regras do programa "Minha Casa Minha Vida" do Governo Federal, destacando a transparência do processo.

Diante dos questionamentos do sorteio ter sido realizado pela loteria federal, mas sem acompanhamento dos inscritos, ou por meios de comunicação, Ricardo declarou que seria impossível acompanhar, pois pela dinâmica os números são sorteados rapidamente. O secretário insinuou que a imprensa transmitiu de forma errônea, que o sorteio seria assistido pela população por site ou YouTube. Segundo ele, estava bem esclarecido do portal VG Habita, como seriam os critérios.

Azevedo se desculpou, mas ironicamente questionou se a população queria acompanhar o sorteio de casa e comendo pipoca. "Me desculpe, mas não é bingo que cai a bolinha. Não tem como a pessoa querer assistir comendo pipoca, são mais de mil unidades habitacionais e não teria tempo hábil para isso. O sistema feito eletronicamente dura em torno de 30 a 40 minutos para sortear os mil titulares e os mil suplentes", pontuou Ricardo.

A vereadora Gisa Barros, cobrou que o secretário apresentasse o vídeo do sorteio, e ele afirmou que provavelmente a empresa não teria gravado, mas que eles iriam apresentar uma simulação de como o sorteio é realizado. Descontente com a resposta, Gisa questionou se o sistema não era auditado, o que foi confirmado pelo secretário Ricardo. A parlamentar indagou se poderia ser divulgada, e Azevedo acenou que sim.

A vereadora reforçou que sugere que as equipes da Assistência Social, devem comparecer nas residências após os contemplados estarem acomodados, para que assim seja verificado a realidade dessas famílias, para constatar se aqueles sorteadores foram merecedores.

Em relação aos nomes duplicados, Ricardo esclareceu que das 24 famílias que estão em áreas de risco, e já são escolhidas pelo programa, três delas teriam também se inscritos no sorteio, motivo que os nomes duplicaram. Mas segundo ele, os nomes já foram retirados e três novos suplentes subiram para lista de titulares.

O vereador Ícaro Reveles, questionou qual seria o papel da Secretaria para as próximas etapas, Ricardo explanou que neste momento, estão atendendo de segunda a sexta, 40 pessoas, os escolhidos para levar a documentação necessária, e acredita que até meados de janeiro de 2024, já tenham atendidos os mil titulares. Segundo Ricardo, o próximo passo é encaminhar a documentação para centralizadora da Caixa Econômica, onde eles têm até 15 dias, para fazer o filtro e devolver com aptos a serem contemplados. Após o encerramento da entrega dos titulares, os suplentes começarão a ser chamados para entrega de documentação.

 Leia também - ALMT recorre ao STF para obrigar Mauro Mendes expor "maiores devedores" de MT

 

 

 

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760