O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, disse ao que no município existe uma baixa procura pela vacina contra gripe. A imunização contra a gripe foi liberada pelo Ministério da Saúde para toda a população a partir dos 6 meses de idade.
Segundo Gonçalo, as vacinas estão disponibilizadas, desde terça-feira (16), em todas as unidades básicas de saúde de Várzea Grande, seguindo o horário normal de funcionamento de cada local. Nos locais também estão disponíveis doses da vacina bivalente contra Covid-19.
Apesar disso, ele afirmou que a procura da população para receber a imunização está muito baixa, e esse seria um dos motivos principais pelo qual foi ampliado a vacinação. “Infelizmente está muito baixa a procura. A população é muito otimista e tudo bem, a gente tem que ser otimista, senão fica difícil, mas não podem deixar os deveres de tomar cuidado para se proteger e proteger o próximo. Nós tivemos cerca de 700 mil mortes no país e se a ciência vem recomendando para que seja tomada a dose de reforço, então tomem sua dose de reforço”, relatou o secretário.
Gonçalo ressaltou que a população é muito prejudicada pelos negacionistas e pelas fake news, e por conta disso a procura pela imunização vem caindo, citando como exemplo a baixa procura da vacina contra paralisia infantil que antes estava em 95% de cobertura vacinal.
“Somos prejudicados pelos negacionistas e pela fake news, e é por isso que está acontecendo de não ter procura, por exemplo, até paralisia infantil que nós tínhamos acima de 95% de cobertura vacinal, está abaixo de 50% por conta do ataque da demonização da vacina como um todo”, explicou.
O secretário orientou a população que escute apenas a recomendação da ciência e não de terceiros, e que negacionistas, pessoas que espalham fake news em relação às vacinas sejam punidos, incluindo aqueles que atuam em cargos públicos que questionam sem ter conhecimento.
“A população deveria estar seguindo a ciência que é autoridade, a equipe já mostrou, já produziu tudo, todas essas vacinas que temos. Então ouça o que a ciência recomenda, e a questão da parte política, fake News e negacionistas devem ser pelo menos observados com ressalva, e punir quem tem cargo público que questionam sem qualquer conhecimento”, pontua.
Gonçalo informou ainda que a Secretaria de Saúde juntamente com a Secretaria de Educação irão realizar trabalho com as escolas para que as crianças passem a levar cartilhas de orientação para suas casas sobre a importância da vacinação.
Leia Também - VG terá “Semana da Saúde Mental” nas escolas municipais
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).