A Secretaria de Saúde de Mato Grosso emitiu alerta aos municípios mato-grossenses quanto ao cenário epidemiológico emergencial no Estado, tais como síndromes febris e síndromes respiratórias agudas graves, que tem gerado superlotação nos leitos pediátricos, bem como, fila para regulação e urgência de atendimentos. O alerta foi emitido no último dia 28 de março.
Tratado como urgente, o alerta requer que as Secretarias Municipais de Saúde tomem providências, cada qual em sua abrangência, para enfrentar o atual cenário epidemiológico no Estado de Mato Grosso, de exponencial aumento dos casos de síndromes febris (que engloba dengue, dengue grave e/ou com complicações, zika e chikungunya) e de síndromes respiratórias agudas graves (que abrange as influenzas, Covid-19 e os pneumovirus circulantes) que estão causando a atual superlotação de leitos pediátricos de UTI e a sobrecarga geral da rede de atenção.
Conforme o alerta, entre as solicitações está o pedido para inclusão imediata dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), para orientar as ações de controle vetorial e a organização dos serviços de saúde para acompanhamento dos pacientes.
Confira o alerta emergencial na íntegra:
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).