O secretário de Saúde, Gonçalo de Barros destacou nesta quarta-feira (14.06) a importância da vacinação contra a gripe em tempo de baixa temperatura. A Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1 foi prorrogada no município e acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (Estratégia Saúde da Família) do município, totalizando 25 unidades.
A campanha começou em 10 de abril, sendo aplicada 39.465 mil doses, de um total de público estimado de 90.811 mil (44%) pessoas a serem vacinadas. A vacina contra a gripe protege contra os vírus influenza H1N1 e H3N2.
“Precisamos que os pais e responsáveis principalmente pelas crianças e idosos, busquem a vacina. As baixas temperaturas aumentam os sintomas gripais nas pessoas. A baixa procura pela imunização, não só em Várzea Grande, como em todos os municípios do país, motivou o Ministério da Saúde a ampliar a oferta para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida, o que vem sendo feito em Várzea Grande”, argumentou o secretário.
Gonçalo também alertou sobre o comportamento do vírus e redução no tempo de internação, especialmente em grupos prioritários, como; crianças, gestantes, professores, puérperas, indígenas, pessoas com deficiência e com comorbidade e aquelas com 60 anos ou mais. Lembrando que a vacinação é indicada para bebês a partir dos seis meses de vida e também para gestantes. “Mesmo com a proteção, a gripe pode apresentar sintomas mais fortes naquelas pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Nesses casos, quando é necessária a hospitalização, as admissões nas UTIs (unidades de terapia intensivas) e o tempo de permanência nos hospitais são reduzidos. O risco de morte também diminui.”
Leia também: Com investimento de R$ 4,2 milhões, Prefeitura de VG irá asfaltar ruas do bairro Jardim Paula II
Com informações da Secom/VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).