Reprodução

Saúde de Cuiabá diz que 80% de atendimento na UPA Verdão é de VG; "Atendemos o Estado inteiro".
Com unidades de saúde lotadas, às duas maiores cidades do Estado de Mato Grosso (Cuiabá é Várzea Grande) alegam que estão atendendo, não apenas pacientes da baixada cuiabana, mas de outros municípios, o que gera uma grande demanda e está colapsando a saúde dos dois municípios.
Em contrapartida, às alegações do secretário de saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, em relação ao município estar atendendo muitos pacientes da Capital, a assessoria da Prefeitura de Cuiabá informou, em nota, que possui três UPAs e três Policlínicas funcionando 24 horas, além de sete hospitais de média e alta complexidade entre públicos e filantrópicos, contratualizados com a rede de saúde de Cuiabá, que recebem pacientes de todo Mato Grosso e até de outros Estados e outros países.
Leia mais Secretário afirma que Saúde de VG pode entrar em colapso com as demandas da baixada cuiabana
Ainda, segundo a assessoria, “para se ter uma ideia”, 80% dos atendimentos da UPA Verdão são de pacientes residentes em Várzea Grande. “Várzea Grande também é referência para os municípios da Baixada Cuiabana por meio de pactuação sendo: Livramento, Jangada e Santo Antônio e mesmo assim, Cuiabá está absorvendo uma grande demanda desses municípios também”.
Conforme assessoria, Várzea Grande possui um déficit financeiro com Cuiabá, neste ano, que ultrapassam R$14 milhões da Programação Pactuada Integrada – PPI. Ressaltou ainda, que em 2020, Cuiabá teve que assumir todos os atendimentos da Maternidade de Várzea Grande em sua pactuação com o Hospital Santa Helena durante a pandemia da Covid-19, sobrecarregando a rede assistencial à gestante de Cuiabá e referência, e até hoje não recebeu o remanejamento dos recursos via PPI.
“Em 2021 Cuiabá ainda tem atendido uma demanda grande de gestantes de Várzea Grande na sua rede, mesmo sem receber os recursos”.
Confira nota na íntegra
-A rede municipal de saúde de Cuiabá atende não apenas toda Baixada Cuiabana, bem como o Estado inteiro.
-Cuiabá possui 3 UPAs e 3 Policlínicas funcionando 24 horas, além de 07 hospitais de média e alta complexidade entre públicos e filantrópicos contratualizados com a rede de saúde de Cuiabá, que recebem pacientes de todo Mato Grosso e até de outros Estados e outros países.
-Para se ter uma ideia, 80% dos atendimentos da UPA Verdão são de pacientes residentes em Várzea Grande.
-Ressalta-se que Várzea Grande também é referência para os municípios da Baixada Cuiabana por meio de pactuação sendo:
Livramento, Jangada e Santo Antônio e mesmo assim Cuiabá está absorvendo uma grande demanda desses municípios também;
-Inclusive o município de Várzea Grande possui um déficit financeiro com Cuiabá nesse ano, que ultrapassa 14 milhões de Reais da Programação Pactuada Integrada - PPI;
-O Município de Cuiabá informa ainda que em 2020 teve que assumir todos os atendimentos da Maternidade de Várzea Grande na sua pactuação com o Hospital Santa Helena durante a pandemia da Covid-19, sobrecarregando a rede assistencial à gestante de Cuiabá e referência, e até hoje não recebeu o remanejamento dos recursos via PPI. Em 2021 Cuiabá ainda tem atendido uma demanda grande de gestantes de Várzea Grande na sua rede, mesmo sem receber os recursos;
- Em tempo, é importante destacar que Cuiabá também está com super lotação de todas as unidades. A demanda aumentou consideravelmente em todas as Unidades básicas de saúde, Upas, Policlínicas e no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), e muitos desses pacientes são provenientes de vários municípios do Estado todo. A capital tem enfrentado dificuldades devido essa alta demanda que está absorvendo, mas nem por isso a rede de saúde de Cuiabá está deixando de atender. Todos os esforços possíveis estão sendo feitos para atender a todos os usuários que procuram a rede de saúde da capital.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).