25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 27 de Junho de 2017, 18:07 - A | A

Terça-feira, 27 de Junho de 2017, 18h:07 - A | A

TCEstudantil

Projeto do TCE mobiliza estudantes da Escola Nadir de Oliveira em VG

Redação VG Notícias

Reprodução

nadir de oliveira

 

Participaram na manhã desta terça-feira (27.06), estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Nadir de Oliveira do projeto do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o TCEstudantil.

Na oportunidade, o estudante Hotoniel Rodrigues, teve uma manhã de muito aprendizado e com a aquisição de conhecimentos sobre cidadania para a vida toda. Ele e outros 96 estudantes da escola situada em Várzea Grande participaram da atividade, que é desenvolvida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso há 16 anos.

De acordo com o estudante, participar do projeto foi importante para ele perceber seus direitos e, sobretudo, seus deveres enquanto cidadão. "Hoje aprendi o que é o Tribunal de Contas, seu papel, o que fazem os seus servidores e, também, entendi meu papel na sociedade. A corrupção às vezes começa ao nosso lado, na sala de aula, e eu pretendo combatê-la na minha rotina", afirmou.

O jovem Carlos Eduardo Lacerda da Silva, também do 3º ano, pontuou que a parte que mais lhe interessou foi sobre a fiscalização que é feita dos recursos públicos. "É importante para a sociedade toda conhecer de que forma o nosso dinheiro é empregado e como o TCE vem fiscalizando essa prestação de contas", definiu.

Professora de História e Filosofia, Adriana Alves Freitas disse sobre a importância de levar os alunos para esta aula fora dos bancos escolares. "É uma oportunidade de relacionar teoria e prática. Aqui eles conhecem como o poder público exerce suas funções, nas mais variadas esferas", concluiu.

Além de acompanhar o julgamento dos processos no Plenário Benedito Vaz de Figueiredo, os estudantes recebem palestras sobre o TCE, o Ministério Público de Contas (MPC-MT) e são apresentados ao Sistema Geo-Obras Cidadão, ferramenta por meio da qual eles podem acompanhar de perto a conformidade, ou não, da execução de uma obra pública. (Com informações TCE/MT)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760