24 de Novembro de 2024
24 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 07 de Setembro de 2022, 10:11 - A | A

Quarta-feira, 07 de Setembro de 2022, 10h:11 - A | A

piso salarial

Profissionais da enfermagem invadem desfile, protestam decisão do ministro e falam em greve nacional

Os profissionais cobram a decisão do ministro Barroso que suspendeu o piso salarial da categoria

Gislaine Morais & Kleyton Agostinho/VGN

Durante o desfile de 7 de Setembro, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, realizado na região central de Cuiabá, os profissionais da enfermagem foram às ruas protestar contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu, no último domingo (04), o piso salarial nacional da enfermagem.

Leia matéria relacionada - Barroso suspende piso da enfermagem até avaliar impactos da lei e demissões

Com cartazes nas mãos, os profissionais gritam por respeito. Os profissionais desfilam com os cartazes com os seguintes dizeres: “Barroso barrando os sonhos da enfermagem”, “inimigo da enfermagem”, “enfermagem de luto”, “soldados da enfermagem PL 2564/20 eu digo sim. Piso salarial de enfermagem, valorização e dignidade” e “não somos mercadorias”.

Populares que acompanhavam o desfile apoiaram os manifestantes, lembrando o quanto a categoria foi importante da pandemia da Covid-19 e também no 'dia dia' da saúde da população.

O conversou com o representante do movimento Soldado da Enfermagem, Paulo Ribeiro, contou que lideranças de vários Estados estão nas ruas neste feriado de 7 de Setembro para chamar atenção dos ministros quanto a decisão do ministro Barroso que suspendeu o piso salarial da enfermagem.

Segundo ele, Barroso barrou o piso por 60 dias alegando não haver fonte de custeio para atender o anseio da categoria. “Mas o piso salarial já é uma realidade e foi sancionado pelo presidente Bolsonaro e nós queremos o cumprimento dele”.

De acordo com Paulo, o ministro cometeu uma infração e a enfermagem já está mobilizada para em breve entrar em greve. “Enquanto ele não rever essa canetada que ele fez diante do piso a enfermagem vai parar. A greve nacional já está sendo articulada. Se não tiver uma resolução ainda nesta semana, em todo Brasil vai haver uma paralisação em prol do piso salarial da enfermagem”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760