A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel, tomou posse da Instituição para o biênio 2023-2024, na tarde desta quinta-feira (12.01), no Auditório Gilson de Barros, no prédio da Controladoria Geral do Estado, no Centro Político Administrativo.
Em entrevista à imprensa, Daniela Silveira garantiu que a prioridade é o fortalecimento, assim como garantir a paz social através da investigação de ilícitos criminais. “Então a ideia é fortalecer as nossas equipes, valorizar nossos servidores com capacitação continuada, para que eles desempenhem ainda melhor a nossa missão, que é investigar”.
Segundo Maidel, novos investimentos serão decididos neste ano: “No ano de 2022 tivemos cerca de R$ 49 milhões de investimentos, armamentos, equipamentos e programas de inteligência que vão justamente fortalecer a nossa missão. A ideia é que em 2023 a gente bata recorde de investimento na área da investigação”.
Questionada se como mulher pretende intensificar a proteção das mulheres, ela disse que a Polícia Civil do Estado tradicionalmente combate à violência doméstica, a violência contra os vulneráveis de uma forma em geral. Daniela disse que a ideia é ter uma coordenadoria que irá regulamentar todo o atendimento no Estado, permitindo que uma vítima lá em nova Bandeirantes seja tratada da mesma forma que uma vítima do Plantão de Violência Doméstica da Capital.
Em relação em ser a primeira delegada-geral e trabalhar no meio de tantos homens, Maidel declarou que se sente muito à vontade. “Eu costumo falar que para eu estar assumindo a diretoria-geral da Polícia Civil hoje, mulheres lá nos anos 80 e 90 se mantiveram firmes e não desistiram da polícia, numa época que tinha tanto preconceito e desconfiança. Hoje eu me sinto muito à vontade, sou muito respeitada, tenho companheiros maravilhosos e profissionais muito competentes. Então me sinto muito à vontade em trabalhar com essa turma”, concluiu Daniela Silveira.
O governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) externou o orgulho de nomear a primeira mulher para comandar a Polícia Civil. Segundo ele, não é uma pessoa que precisa cuidar dessa distribuição de gênero, mas as mulheres estão aproveitando as oportunidades e demostrando muita competência.
“Importante é ter competência e vontade de trabalhar. Mauro a nomeou pelo histórico, pelo curriculum, pelas credenciais que ela tem. Ela é uma delegada extremamente preparada com o dever de melhorar, continuar a modernização da Polícia Civil e essa prestação de serviço importante que chega a todos os mato-grossenses”, disse Otaviano.
Ainda segundo Pivetta, assim como outros secretários, Daniela Silveira Maidel foi nomeada com total liberdade para escolher sua equipe. “A delegada foi nomeada, sendo dada a ela toda liberdade de montar sua equipe e a gente não interfere nas decisões quando se confia no secretário de primeiro escalão. Cada um tem liberdade para tomar suas decisões e nomear as pessoas que acharem competentes, assim que funciona esse Governo”, declarou.
Leia também
Pivetta avalia como importante assistência jurídica da AL aos invasores dos Três Poderes
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).