02 de Outubro de 2024
02 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023, 17:09 - A | A

Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023, 17h:09 - A | A

Mulher no comando

Primeira mulher a comandar Polícia Civil, Daniela promete intensificar combate à violência doméstica

A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel, tomou posse da Instituição nesta quinta (12)

Gislaine Morais & kleyton Agostinho/VGN

A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel, tomou posse da Instituição para o biênio 2023-2024, na tarde desta quinta-feira (12.01), no Auditório Gilson de Barros, no prédio da Controladoria Geral do Estado, no Centro Político Administrativo.

Em entrevista à imprensa, Daniela Silveira garantiu que a prioridade é o fortalecimento, assim como garantir a paz social através da investigação de ilícitos criminais. “Então a ideia é fortalecer as nossas equipes, valorizar nossos servidores com capacitação continuada, para que eles desempenhem ainda melhor a nossa missão, que é investigar”.

Segundo Maidel, novos investimentos serão decididos neste ano: “No ano de 2022 tivemos cerca de R$ 49 milhões de investimentos, armamentos, equipamentos e programas de inteligência que vão justamente fortalecer a nossa missão. A ideia é que em 2023 a gente bata recorde de investimento na área da investigação”.

Questionada se como mulher pretende intensificar a proteção das mulheres, ela disse que a Polícia Civil do Estado tradicionalmente combate à violência doméstica, a violência contra os vulneráveis de uma forma em geral. Daniela disse que a ideia é ter uma coordenadoria que irá regulamentar todo o atendimento no Estado, permitindo que uma vítima lá em nova Bandeirantes seja tratada da mesma forma que uma vítima do Plantão de Violência Doméstica da Capital.

Em relação em ser a primeira delegada-geral e trabalhar no meio de tantos homens, Maidel declarou que se sente muito à vontade. “Eu costumo falar que para eu estar assumindo a diretoria-geral da Polícia Civil hoje, mulheres lá nos anos 80 e 90 se mantiveram firmes e não desistiram da polícia, numa época que tinha tanto preconceito e desconfiança. Hoje eu me sinto muito à vontade, sou muito respeitada, tenho companheiros maravilhosos e profissionais muito competentes. Então me sinto muito à vontade em trabalhar com essa turma”, concluiu Daniela Silveira.

O governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) externou o orgulho de nomear a primeira mulher para comandar a Polícia Civil. Segundo ele, não é uma pessoa que precisa cuidar dessa distribuição de gênero, mas as mulheres estão aproveitando as oportunidades e demostrando muita competência.

“Importante é ter competência e vontade de trabalhar. Mauro a nomeou pelo histórico, pelo curriculum, pelas credenciais que ela tem. Ela é uma delegada extremamente preparada com o dever de melhorar, continuar a modernização da Polícia Civil e essa prestação de serviço importante que chega a todos os mato-grossenses”, disse Otaviano.

Ainda segundo Pivetta, assim como outros secretários, Daniela Silveira Maidel foi nomeada com total liberdade para escolher sua equipe. “A delegada foi nomeada, sendo dada a ela toda liberdade de montar sua equipe e a gente não interfere nas decisões quando se confia no secretário de primeiro escalão. Cada um tem liberdade para tomar suas decisões e nomear as pessoas que acharem competentes, assim que funciona esse Governo”, declarou.

Leia também

Pivetta avalia como importante assistência jurídica da AL aos invasores dos Três Poderes

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760