03 de Outubro de 2024
03 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 02 de Julho de 2021, 17:28 - A | A

Sexta-feira, 02 de Julho de 2021, 17h:28 - A | A

nota oficial

Prefeituras de Cuiabá e Poconé negam aplicação de vacinas vencidas

A Prefeitura de Poconé disse que o erro está no SUS

Gislaine Morais/VGN

Gareth Fuller/AP Photo/picture alliance

vacina covid-AstraZeneca

Prefeituras de Cuiabá e Poconé negam aplicação de vacinas da AstraZeneca vencidas.

 

As prefeituras de Cuiabá e Poconé (a 104 km da Capital), emitiram uma nota, no final da tarde desta sexta-feira (02.07), negando a suposta aplicação de vacinas da AstraZeneca vencidas na população, conforme divulgados pelo jornal “Folha de São Paulo”, com base nos registros oficiais do Ministério da Saúde.

Leia matéria relacionada - Poconé é um dos municípios de MT que mais aplicou doses de vacina vencida, VG é o segundo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da coordenação da campanha, enfatizou que ninguém na Capital recebeu a aplicação de vacina vencida. A coordenação alegou que uma alteração no Sistema do Plano Nacional de Imunização pode ter causado o erro.

“O lote 4120Z005, apontado pelo Ministério da Saúde, como usado após o vencimento, chegou a Cuiabá em 25/01/21 e, de acordo com a resolução da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, foi destinado inteiramente para a primeira dose”, diz trecho da nota. (confira nota na íntegra no final da matéria)

Em relação ao município de Poconé, onde supostamente foram aplicadas 40 doses da vacina AstraZeneca vencida, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde esclareceu em nota, na tarde de hoje (02), que não houve vacinação de doses vencidas no município e sim, um erro no sistema do Sistema Único de Saúde (SUS). (confira nota na íntegra no final da matéria)

Nota oficial Prefeitura de Cuiabá

Em relação à suposta aplicação de doses vencidas da Astrazeneca em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

-A coordenação da campanha enfatiza que ninguém em Cuiabá recebeu aplicação de vacina vencida.

-Uma alteração no Sistema do Plano Nacional de Imunização pode ter causado o erro. O lote 4120Z005, apontado pelo Ministério da Saúde, como usado após o vencimento, chegou a Cuiabá em 25/01/21 e, de acordo com a resolução da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, foi destinado inteiramente para a primeira dose;

-A coordenação da campanha de imunização fez o rastreamento e constatou que as vacinas deste lote foram totalmente utilizadas em fevereiro. Foi dado baixa no lote em 10/02/21, portanto, muito tempo antes do vencimento.

-Por meio do levantamento dos dados, a coordenação da campanha constatou que as pessoas que tomaram a Astrazeneca após o dia 14 de abril foram para segunda dose. Essas aplicações aconteceram em 21/04 , 29/04 e 03/05. Os lotes de Astrazeneca aplicados nestes dias foram o 213VCD006W, com vencimento em 06/09/21 e 213VCD004ZVA, com vencimento em 02/09/21.

Nota de Esclarecimento Prefeitura de Poconé

ATENÇÃO POPULAÇÃO de Poconé, a respeito da reportagem da Folha de São Paulo que recentemente vem circulando nos veículos de comunicação que DENUNCIA supostas vacinações contra covid-19 com IMUNIZANTES VENCIDOS, a Prefeitura de Poconé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público ESCLARECER que, o lançamento no sistema conecte SUS está diferente do dia da aplicação da dose, isso porque no começo da vacinação, a transferência de dados demoravam a chegar no Ministério da Saúde, podendo levar até dois meses para recebimentos dos dados, portanto , os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento.

Concluindo: NÃO HOUVE VACINAÇÃO DE DOSES VENCIDAS NO MUNICÍPIO DE POCONÉ E SIM, UM ERRO NO SISTEMA DO SUS.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760