Sete empresas foram selecionadas pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio de pregão eletrônico, para fornecer gêneros alimentícios destinados à merenda escolar das escolas municipais, no valor total de mais de R$ 13 milhões.
Na lista dos produtos que serão adquiridos constam: massa para lasanha, requeijão, polpa de fruta, maçã, floco de cereais, carnes, charque, entre outros.
De acordo com a ata de registro de preço, divulgada no portal transparência do município, a empresa que ficou com maior lote foi a Noix Com. De Prod. Alimentos LTDA ME (Nutricarnes). A empresa irá fornecer R$ 4.186.208,00, em carnes para o municipio, o maior item que será fornecido é a carne moída de segunda – do valor total, R$ 1.196.800,00 são destinados para a aquisição do produto.
A Ugolini e Cia LTDA, ficou com o segundo maior lote do regão. Conforme a ata de registro de preço, a empresa deve fornecer R$ 3.151.527,17 em produtos para a merenda escolar do município. Entre os itens que serão fornecidos constam R$ 83 mil em macarrão, R$ 117 mil em mamão, mais de R$ 1,5 em leite pasteurizado, R$ 176,850 mil em requeijão, mais de R$ 117 mil em polpa de fruta, entre outros.
A empresa SJS Comércio e Serviços LTDA, deve fornecer R$ 1.752.806,80 em alimentos que vão desde tempero completo a flocos de cereais.
Ainda consta na lista, as empresas Comercial Pamex – R$ 1.651.073,81, J. Gonçalo da Silva – R$ 1.499.982,50 e Fruta Sul Com. Hort. LTDA – R$ 896.061,80. Já a Alimentos Brasil foi contratada para fornecer R$ 256.945,36 em charque bovino. Clique e confira a ata.
Vale destacar que em maio deste ano o prefeito Walace Guimarães (PMDB) contratou por mais R$ 5,6 milhões a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Poconé Ltda, para fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar para elaboração de merenda para os alunos da rede básica de ensino do município. O contrato foi assinado por um ano - clique e confira matéria relacionada.
Outro lado – Em entrevista ao VG Notícias, a professora Vania Miranda, que compõe o Conselho Municipal de Merenda Escolar – representando o Sintep/VG -, o valor do contrato nem sempre é utilizado. Como exemplo ela citou o ano de 2013 que o contrato foi de R$ 7 milhões, e conforme ela, somente foram utilizados R$ 3 milhões. A professora citou ainda que o valor enviado pela FNDE ao município para bancar merenda escolar não ultrapassa R$ 3 milhões, e que a Prefeitura não dispõe de recurso para complementar os gastos.
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