Como uma iniciativa para promover a cultura local e resgatar as tradições e histórias do povo mato-grossense, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), sancionou a Lei n° 5.320/2024, que institui oficialmente o Dia do Lambadão.
De acordo com publicação divulgada esta semana no Diário Oficial dos Municípios (AMM-MT), o Dia do Lambadão será celebrado preferencialmente no dia 10 de setembro de cada ano, em homenagem ao aniversário de Chico Gil, conhecido como o "Rei do Lambadão".
O documento estabelece que as comemorações poderão incluir a realização de eventos em locais como o Lar dos Idosos ou espaços similares, fortalecendo o caráter inclusivo e comunitário da celebração.
“As apresentações artísticas e musicais serão realizadas com o apoio de voluntários, sendo expressamente proibida qualquer forma de remuneração financeira aos participantes”, cita trecho da Lei.
A autora do projeto, vereadora Rosy Prado (União), mencionou que o Lambadão está na cultura dos várzea-grandenses, assim com o piu-piu está para o frajola. "É dizer, são inseparáveis. O povo várzea-grandense não pode abandonar as origens e tradições, a cultura não pode ser esquecida", disse ela na justificativa.
Leia também - Monitoramento eletrônico passa a ser obrigatório em creches e berçários de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).