23 de Outubro de 2024
23 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018, 16:30 - A | A

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018, 16h:30 - A | A

Duodécimo

Poder Judiciário recusa proposta do Governo e ameaça fechar Comarcas por falta de repasses

Rojane Marta/VG Notícias

Divulgação

propostarecusada

 

A proposta do governador do Estado, Pedro Taques (PSDB), em pagar o duodécimo de 2017, que consta em atraso, aos Poderes a partir do mês de maio deste ano, além de pagar o duodécimo de 2018 com 20% a menos até abril, foi recusada pelo Poder Judiciário. O Poder Legislativo também já manifestou ser contrário à proposta.

Segundo comunicado do Poder Judiciário, assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos, os valores apresentados pelo governador são inferiores aos necessários para a manutenção dos serviços jurisdicionais realizados nas 79 comarcas do Estado. Por isso, a recusa da proposta é imprescindível.

“O Poder Judiciário de Mato Grosso informa que, de fato, não pode aceitar a proposta de pagamento do duodécimo efetuada pelo Governo do Estado. O motivo é simples. Os valores são inferiores aos necessários para a manutenção dos serviços jurisdicionais realizados nas 79 comarcas do Estado” cita comunicado.

Por conta da falta de repasse do duodécimo, o Poder Judiciário estuda, inclusive, fechar algumas Comarcas e diminuir o horário de funcionamento do Tribunal de Justiça. “Uma comissão interna realiza estudos nesse momento para a viabilização dos serviços jurisdicionais no Estado, mas que há possibilidade de alteração e até de diminuição do horário de funcionamento do Poder, bem como desativação de varas e fechamento de comarcas. A comissão também averigua contratos com fornecedores internos a fim de se evitar atrasos e não pagamentos” diz comunicado.

Apesar de recusar a proposta, o presidente do Tribunal de Justiça afirma no comunicado que compreende as dificuldades enfrentadas pelo Estado e que está em consonância com os demais Poderes e Órgãos competentes para enfrentar o período da melhor maneira possível, sempre pensando no melhor ao povo mato-grossense.

Vale destacar que somente para o Poder Judiciário, o Governo deve R$ 161 milhões, referente aos repasses do Duodécimo dos anos de 2014, 2015 e 2016. Segundo o Judiciário, foi feito um termo de ajustamento e conduta, porém, o Estado não cumpriu com suas obrigações.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760