Pais reclamam do atendimento de uma Técnica de Desenvolvimento Infantil (TDI) aos alunos da creche Espaço Livre, no bairro Araés, em Cuiabá. Entre os relatos de pais constam, mau humor, falta de paciência e atendimento ruim.
Em um dos relatos de descaso enviados ao , a mãe contou que a profissional sequer olha para as crianças - e ainda fala para as crianças que os pais são chatos. “Não gostei do procedimento da TDI, quando cheguei com minha filha na sala. Ela ignorou nossa presença, tomou a mochila da minha mão, entrou para o fundo da sala e foi fazer a conferência da mochila. Fiquei na porta da sala com minha filha aguardando-a se tocar. Não olhou na cara da minha filha, não a recebeu, não abriu a porta, não deu um bom dia para menina, simplesmente ignorou a criança”, relatou uma das mães em mensagem enviada ao .
Outra mãe, contou ao que a filha está em pânico para ir à escola. “Todos os dias minha filha conta que está ficando de castigo e agora começou a temer o banho, grita que vai se afogar. Ela conta que eles não estão levando no banheiro para fazer xixi. As crianças estão em pânico. Colocaram ela para sentar com uso de força, porque minha filha reclamou de dor no bumbum. Se reclamou é porque colocaram com força, não iria reclamar se fosse ao contrário”, disse a mãe ao .
Os pais criaram um grupo de WhatsApp para acompanhar, e entre as mensagens um pai conta que o "filho sempre está voltando para casa sem cueca”, em outro depoimento um dos pais fala que a criança "voltou na semana retrasada com uma queimadura no braço", que, segundo ela, ocorreu na creche.”
Diante das constantes reclamações, uma reunião com os pais foi realizada nessa quarta-feira (08.03), porém, segundo os pais, foram informados pela direção que a profissional é concursada e para mudar ela de unidade escolar há muita burocracia.
“Uma das educadoras está maltratando as crianças. Hoje a creche fez uma reunião com os pais e disse que vai falar com educadora, mas disse que não pode afastar ela por ser concursada. Vai acabar dando caso de Polícia porque tem pais furiosos pelos maus-tratos e agressão verbal sofrido pelas crianças”, disse um dos relatos enviados ao , após a reunião.
Os pais orientaram os filhos a não se esconderem e não temerem nenhuma ação da profissional contra as crianças. Um pai contou ao que continuará reclamando até que a escola promova mudança.
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“Essa reunião pelo jeito para essa TDI não valeu de nada. Vamos ter que fazer de outra forma, na parte da manhã, outra reclamação e outra, na verdade, reunião. Então, o problema é ela. Temos que ver o que pode ser feito ou transfere ela para outro lugar, outra creche, manda outra pessoa assumir o lugar dela, mas aí ela não pode ficar, dessa forma não”, destacou.
Outro lado - O entrou em contato com a assessoria de Cuiabá que está averiguando com a área técnica. O nome da Técnica de Desenvolvimento Infantil (TDI) foi preservado, mas o fato foi encaminhado a Secretaria de Comunicação da Prefeitura. A reportagem aguarda contato.
(Atualizada 18h27min) - Em relação a denúncia sobre o atendimento a estudantes de uma das turmas da creche Espaço Livre, a Secretaria Municipal de Educação informa que:
1. Ao tomar conhecimento da insatisfação de um grupo de pais, em relação ao momento da acolhida das crianças, encaminhou uma equipe de assessores pedagógicos a unidade.
2. De acordo com informações registradas em ata foi constatado que no dia 7 de março, ocorreu em uma das turmas, uma falha de comunicação entre alguns pais e uma das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDI), que atua na turma.
3. Diante da insatisfação manifestada por alguns pais, no último dia 8 de março, a equipe gestora reuniu-se com as servidoras, para reforçar as orientações em relação a acolhida das crianças e das famílias.
4. No mesmo dia 8, as indagações do grupo de pais foram ouvidas e, a equipe gestora esclareceu todas as dúvidas em relação aos padrões estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação para o atendimento das crianças.
5. A gestão reitera o seu compromisso de ofertar uma educação de qualidade e humanizada aos estudantes atendidos na rede pública municipal de Educação.
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