25 de Março de 2025
25 de Março de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 23 de Março de 2025, 19:30 - A | A

Domingo, 23 de Março de 2025, 19h:30 - A | A

Descaso com a população

Paciente espera mais de duas horas e descobre que prontuário foi jogado no lixo em VG

Secretaria de Saúde afirmou que Postão ainda está se "adequando" ás novas mudanças

Nicolle Ribeiro/ VGN

Uma paciente, identificada pelas inicias J.S.A.C., passou recentemente por um descaso no Centro de Especialidades Médicas - Postão, em Várzea Grande. Após esperar mais de duas horas por atendimento, ela descobriu que seu prontuário havia sido descartado.

Segundo relatado ao , J.S. tinha uma consulta marcada com uma psicóloga do Postão. Ela chegou na unidade médica antes das 8h e foi orientada a esperar na sala 34.

“Entreguei a guia de regulação e me mandaram aguardar. Mas vi que estava demorando muito, pois já ia ser 10h30”, explicou a paciente.

J.S. afirmou que retornou à recepção para questionar as secretárias, mas elas se demonstraram perdidas e perguntaram qual seria o nome da paciente, momento em que uma pessoa que estava na sala da frente afirmou que J.S. já estava esperando há mais de duas horas.

“Nesse momento uma das secretárias saiu da sala perguntando novamente meu nome com o papel da regulação amassado, que ela havia jogado no lixo”, afirmou J.S., que inclusive enviou imagens ao para comprovar a denúncia.

A vítima ainda relata que ao conseguir o atendimento, as servidoras alegaram à psicóloga que haviam chamado a paciente, contudo ela não tinha escutado. Fato negado por J.S., que declarou ter permanecido no local o tempo todo e caso não acreditassem em sua versão, poderiam confirmar pelas câmeras de segurança.

Procurada a gestão do local para relatar o ocorrido, a paciente explicou que devido ao seu estado atual de saúde – com sequelas da Chikungunya e recentemente finalizado um tratamento oncológico – passou por dificuldades para chegar ao local e conseguir atendimento, que não foi finalizado devido ao atraso na consulta.

“Procurei a gestão e falei que era difícil para mim estar ali, porque recentemente fiz tratamento para combater um câncer e peguei Chikungunya que me deixou sequelas. Fiz todo um esforço de ir para nada”, desabafou.

A coordenação do Postão orientou que a denúncia fosse oficializada na Ouvidoria da Saúde – realizada pelo WhatsApp, no entanto, J.S. afirmou que tentou e só obteve retorno cerca de três horas após o primeiro contato.

Outro lado

Em nota, a Secretária de Saúde de Várzea Grande informou que a paciente foi orientada a formalizar a denúncia para que o órgão possa adotar medidas administrativas. Ademais, a Pasta informou que há 15 dias foi promovida uma troca de coordenadores no Postão e a nova gestão ainda está tomando conhecimento da estrutura e funcionalidade do local.

Confira nota completa

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande informa que a paciente supracitada levou o ocorrido a coordenação do Postão que a orientou a fazer formalmente a denúncia na Ouvidoria da Saúde, por meio do WhatsApp (65) 9.8476-6557, para que o órgão possa adotar medidas administrativas.

Há 15 dias foi promovida no Postão uma troca de coordenadores e a nova gerência está ainda tomando conhecimento da estrutura e funcionalidade do local. A coordenação marcou o retorno da paciente, no programa de Planejamento Familiar, onde ela será atendida por outra profissional.

A Secretaria de Saúde lamenta o ocorrido e informa que está trabalhando para melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também - Conselho da Previvag aprova aumento no teto de juros do consignado a aposentados de VG

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760