Recentemente, casos de agressões a alunos com deficiência em escolas de São Paulo trouxeram à tona a importância de uma formação adequada para profissionais que lidam com a inclusão escolar. Em resposta a essa preocupação, a Comissão de Saúde da OAB de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria de Educação do município, está promovendo o "5º Encontro Formativo para os Técnicos de Desenvolvimento Educacional Especializado (TDEE) 2023, para capacitar aproximadamente 600 profissionais que apoiam os estudantes com deficiência/condição na comunicação, interação social, alimentação, higienização e locomoção nas escolas comuns de Várzea Grande.
Segundo o advogado Samuel Sampaio, da Comissão de Saúde da OAB/VG, essa formação demonstra o compromisso da cidade em promover a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos contextos regulares de ensino.
"Essa formação é fundamental para capacitar os profissionais de apoio a lidarem de maneira eficaz com as necessidades específicas dos estudantes com deficiência e garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor", destacou o advogado.
O foco principal do encontro será o manejo comportamental de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em situações de inclusão escolar, uma vez que a inclusão de estudantes autistas nas escolas regulares tem crescido significativamente.
Ciência ABA e Aperfeiçoamento de Técnicas
Durante o "5º Encontro Formativo TDEE 2023", os profissionais receberão treinamento sobre a Ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada), uma abordagem comprovadamente eficaz no tratamento e educação de pessoas com TEA. Essa ciência oferece estratégias baseadas em evidências para melhorar o comportamento, habilidades sociais e de comunicação de crianças com autismo.
Além disso, o evento também abordará o aperfeiçoamento de técnicas para lidar com estudantes que apresentam desafios comportamentais e deficiências intelectuais moderadas, como o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).
Formadoras Especializadas
As formadoras responsáveis pelo treinamento são Carla Campos, especialista em Atendimento Educacional Especializado, e Helena Glaziela Barbiero Amaral, especialista em avaliação de TEA em adultos. Ambas possuem uma vasta experiência no campo da inclusão escolar e estão comprometidas em compartilhar seus conhecimentos para melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA.
Data e local
O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. O local é o Anexo II, localizado na rua Tenente Horta Barbosa, n° 14, Jardim Marajoara.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).