30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 19 de Maio de 2014, 15:30 - A | A

Segunda-feira, 19 de Maio de 2014, 15h:30 - A | A

Na Mira do MP

MP instaura inquérito civil denúncia contra prefeito de VG por uso de veículo oficial para fins particulares

MP instaura inquérito civil contra prefeito de VG. Walace autorizou motorista usar indevidamente veículo oficial.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE) por meio da promotora de Justiça, Valnice Silva dos Santos, da 1ª Promotoria de Patrimônio Público e Probidade Administrativa de Várzea Grande, instaurou inquérito civil contra o prefeito de Walace Guimarães (PMDB), para apurar uso de veículo oficial da Prefeitura para fins particulares.

Conforme informações, a MPE já começou a ouvir os envolvidos na denúncia para apurar “melhor” o fato denunciado pelo VG Notícias. O Ministério Público informou que não pode repassar mais informações sobre o processo, sendo que a divulgação pode atrapalhar o percurso do processo.

Importante destacar, que a reportagem do VG Notícias, denunciou em outubro de 2013, que Walace teria ordenado para que ao ex-chefe de transportes da Prefeitura - que providenciasse um veículo descaracterizado para atender sua residência e seu motorista particular, Antônio Carlos de Oliveira, mais conhecido como Carlinhos.

O veículo Corsa Classic, ano e modelo 2007, RENAVAM 919351840 –Placa KAH 1455 – cor branca, de propriedade da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, estava sendo utilizado para atender aos interesses particulares do peemedebista. Consta ainda na denúncia, que o carro foi roubado da residência do motorista do prefeito, na noite de 02 de outubro no bairro São Mateus.

Conforme o processo, veículos oficiais da administração pública são bens públicos, os quais deverão ter sua utilização voltada à realização das atividades do Estado (ou município) e consecução de seus fins, uma vez que se constituem em bens afetados a finalidade pública.

Ainda segundo o inquérito, o desvio dessa finalidade destacada, para uso particular, caracteriza ato de improbidade administrativa por ofensa aos princípios da impessoalidade e moralidade, bem como ensejar enriquecimento ilícito, sujeitando os responsáveis às sanções de ressarcimento e perda da função pública.

Caso a denúncia seja comprovada, o ato caracteriza ofensa eventualmente causada aos princípios constitucionais que informam a administração pública e podendo ainda afastar Walace da Prefeitura de Várzea Grande.

Vale destacar, que além da matéria feita pela reportagem do VG Notícias, foi encaminhado ao MP, cópia do vídeo veiculado em uma emissora de TV de Cuiabá, mostrando o veículo com sinais de tiro, ocorrido durante perseguição de policiais aos bandidos. Foi encaminhado ainda, o boletim de ocorrência, documento do Detran atestando que o Corsa é do município e demais documentos que comprovam a ilegalidade do ato. Clique aqui e confira matéria relacionada.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760