O Ministério Público Estadual (MPE) converteu em inquérito civil a denúncia contra a diretora da Escola Municipal Professor Oscar da Costa Ribeiro, localizada no bairro São Mateus, em Várzea Grande, no qual é acusada de comprar material escolar, com cheque emitido pela unidade educacional, em uma metalúrgica no município.
De acordo com denúncia, divulgada com exclusividade pela reportagem do VG Notícias, a diretora da instituição de ensino, Odete Araújo de Almeida, comprou em 27 de dezembro de 2013, R$ 1.200,00 em material escolar na empresa M.E Araújo dos Santos – ME – cujo nome fantasia é “Metalúrgica SD”. A empresa está localizada no bairro Santa Izabel, em Várzea Grande.
Segundo consta em documentos que o VG Notícias teve acesso com exclusividade, a compra foi feita para a escola e entre os itens adquiridos constam: tubos de cola de 1 litro, fitas adesivas, caixas de papel A4, folhas de papel pardo, refil de cola quente fina, caixas de grampos para grampeador, folhas de color 7 cores variadas, cartolinas cores variadas e cartolina laminada, pistola de cola quente e folhas de Eva.
Conforme a nota da compra, Odete Araújo gastou R$ 1,2 mil do dinheiro da escola para pagar à aquisição dos materiais em um cheque direcionado à empresa M.E Araújo dos Santos - Me.
No entanto, conforme o cadastro da empresa na Receita Federal e na Junta Comercial do Estado, o ramo de atividade da empresa é fabricação de esquadrias de metal, e demais serviços relacionados a metalúrgica.
Caso a denúncia seja comprovada, o MP pode ingressar com ação contra Odete Araújo por atos de improbidade administrativa por configurar ação de enriquecimento ilícito, lesão ao erário municipal e ofensas aos princípios que informam a Administração Pública.
Importante destacar que em entrevista ao VG Notícias, Odete negou compra “ilegal” de material escolar e afirmou que estava sendo ameaçada pela vereadora por Várzea Grande Mirian Pinheiro (PHS) e seu esposo Sérgio Dorivaldo Alliend. Clique aqui e confira matéria relacionada.
Confira aqui o inquérito civil.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).