Com o objetivo de conter as queimadas que têm atingido o Pantanal mato-grossense nos últimos dias, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, recomendou a utilização de sistemas bloqueadores de fogo que, conforme afirmou, são mais eficazes que somente a “água pura”. A constatação ocorreu após sobrevoar, nesta terça-feira (18.08), juntamente com o governador Mauro Mendes (DEM), a região afetada pelos incêncios.
“Restou clara hoje, conversando com os pilotos e com os profissionais que estão na linha de frente, que, quando há emprego desses retardantes, a eficácia das aeronaves no combate às queimadas é muito superior do que apenas, e tão somente, o uso da água”, disse.
Salles declarou que a utilização de bloqueadores de fogo está autorizada tanto em aeronaves federais, quanto nas de aviação agrícola, seguinda regras e orientações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e do Governo Federal.
“É muito bem vinda o apoio da aviação agrícola do estado de Mato Grosso. Os proprietários de aeronaves utilizadas de maneira corrente pelo setor agrícola também podem e devem colaborar com essa tarefa de combate às queimadas”.
Em coletiva de imprensa, realizada logo após a visita às áreas afetadas pelo fogo, o ministro afirmou que, pelo que pôde perceber, os maiores desafios enfrentados no combate ao fogo no Pantanal são os ventos fortes, temperatura alta e o ambiente muito quente.
Por esses motivos, o ministro ainda orientou quanto às técnicas adequadas de manejo do fogo, isso porque, conforme explicou, “se não manejado de maneira adequada, o acúmulo de material orgânico no solo aumenta ainda mais a propagação das queimadas por toda a região”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).