O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) oficializou o “Kit Covid” em novo decreto editado nesta quinta (25.06), para cumprir com as determinações contidas da decisão do juiz da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande, entre elas a quarentena coletiva obrigatória por 15 dias a partir de hoje.
De acordo com o artigo 11 do novo decreto de Cuiabá, a distribuição do “Kit Covid-19” será gratuita à população da Capital. Caberá a Secretaria Municipal de Saúde normatizar a forma de distribuição do kit.
Ainda, conforme decreto, o “Kit Covid-19” será composto dos seguintes medicamentos: azitromicina; ivermectina; e/ou antialérgico.
No entanto, a disponibilização dos medicamentos será realizada mediante prescrição médica, com consentimento expresso e escrito do paciente.
Em live divulgada em suas redes sociais, Pinheiro destacou que antes de tomar esta decisão, de distribuir o kit covid-19, conversou com uma junta médica, e foi amplamente debatido o uso dos medicamentos.
Segundo ele, “se esta salvando vida, porque não distribuir”. “Se estão utilizando nos hospitais privados para salvar vidas, usando em autoridades, porque não utilizar no começo dos primeiros sintomas para salvar vida da população cuiabana, dos mais humildes, dos mais pobres, quem depende 100 % dos Sistema Único de Saúde” disse.
Conforme Pinheiro, os medicamentos que compõem o Kit Covid-19 foram indicados por especialistas e são os adequados para tratar da saúde da população.
“Quem tem dinheiro, quem tem condição, já está fazendo este tratamento e está tendo suas vidas salvas, a vida de seus familiares salvas e não é justo deixar a vida dos mais humildes, a vida da minha gente cuiabana ao Deus dará”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).