O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), entrou para a “história” do município na valorização do funcionalismo público. A avaliação é de servidores de carreiras da Prefeitura Municipal entrevistados pelo . Segundo eles, Kalil concedeu um reajuste salarial aguardado há mais de cinco anos, além de regularizar a elevação de nível de todas as carreiras da Prefeitura, algo defasado por mais de duas décadas.
Conforme o secretário de Administração do município, Osvaldo Botelho, em janeiro de 2022 o prefeito Kalil concedeu 7% de Revisão Geral Anual (RGA) para todos os servidores, sendo que o funcionalismo público estava há mais de cinco anos sem receber nenhum aumento nos seus respectivos proventos. Segundo ele, um mês depois, em fevereiro de 2022, o prefeito regularizou a elevação de nível, que conta o tempo de serviço dos servidores.
Servidor público do município há 21 anos, Marcos Rodrigues da Silva, 50 anos, que ocupa cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Econômico e Social, afirmou ao que a concessão dos direitos ao funcionalismo público foi muito importante para aumento dos salários, assim como oportunizou que muitos pudessem realizar alguns sonhos já esquecidos na memória como: a tão sonhada casa própria, trocar de carro e até mesmo entrar para faculdade.
“Era um sonho para os servidores ter esse aumento significativo, tendo vista que há muito tempo todos os servidores aguardavam essa valorização que o prefeito Kalil Baracat concedeu. Com isso a perspectiva de poder colocar o filho na escola, fazer uma faculdade, realizar o sonho de comprar uma casa própria, trocar o carro e até de aderir um plano de saúde, isso se tornou possível graças às ações do prefeito em valorizar nós servidores”, declarou Rodrigues.
Ele acredita que esses benefícios, assim como outros: enquadramento na promoção de classe para as carreiras da Secretaria de Saúde, de Educação, da Guarda Municipal -, “fortalece” ainda mais a relação de confiança da Gestão Kalil com os servidores, e motiva “a todos quererem sempre desempenhar bem a sua função” por se sentir “valorizado”.
Mas, segundo o servidor Rogério Santos da Silva, Agente de Desenvolvimento Econômico e Social - perfil operador de sistemas -, efetivo há 12 anos, essa “valorização do servidor” foi deixada de lado por alguns gestores que estiveram à frente do Executivo. Ele afirmou que esse “cuidado” com o funcionalismo público foi apenas “sentido” por eles [servidores] nesta Gestão através das ações já citadas, e não apenas com promessas – como teria ocorrido em gestões passadas.
“Considero a gestão de Kalil eficaz, de excelência, visto que ele teve essa preocupação e cuidado conosco servidores. Hoje, como trabalho no RH presencio os enquadramentos, os abonos de permanência, entre outros direitos concedidos ao funcionalismo público, o que demonstra a preocupação que o prefeito Kalil tem com o direito dos servidores”, disse Santos.
Ele ainda acrescentou: “Esse direito dos servidores, muitos gestores não tiveram essa preocupação em conceder, e o prefeito Kalil teve, e com certa prioridade. Proporcionando os direitos dos servidores, o prefeito proporcionou consecutivamente qualidade de vida para nossos familiares. Acredito que por causa destas ações muitos servidores aprovam a gestão”.
A servidora pública Glória Maria Antunes, 53 anos, que há 33 anos é efetiva como Agente de Desenvolvimento Econômico e Social, classificou que a Gestão Kalil está entrando para “história” com “olhar de carinho e cuidado” com os servidores ao conceder direitos trabalhistas que há anos estavam sendo negados.
“Para mim e para todos os servidores foi muito gratificante o prefeito Kalil ter regularizado nosso enquadramento em relação à elevação de nível, algo que esperávamos há muito tempo. Graças a essa valorização melhorou e muito a qualidade de vida do servidor”, finalizou.
Palavra do Prefeito
Sobre a valorização dos servidores, o prefeito Kalil afirmou ao que enquanto gestor público trabalha para avançar ainda mais na recomposição dos salários do funcionalismo público, na realização de novos concursos públicos e na implantação de outras vantagens.
Ainda segundo ele, esse trabalho para mais benefícios aos servidores está ocorrendo dentro das regras e respeitando a legislação e os limites para gastos, “pois o servidor público, assim como ele, existe para atender a população em seus anseios, portanto, tudo tem que ser feito em prol da população e de uma Várzea Grande melhor para todos”.
"O servidor público é a mão do Poder Executivo que atende a população. Não existe saúde sem médicos e enfermeiros, não existe educação se professores e técnicos, não existe obras sem engenheiros, arquitetos, enfim a mão humana é essencial para qualquer atividade, mesmo no atual momento de modernidade onde a informatização já executa muitas atividades, é necessário haja o ser humano, o técnico que programe o computador ou a máquina, então o servidor é peça preponderante e fundamental para as políticas públicas. Nosso esforço sempre será no intuito de valorizar o funcionalismo público, respeitando os limites de gastos e as exigências legais, além é claro do respeito à coisa pública”, disse o prefeito.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).