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Cidades Quinta-feira, 26 de Outubro de 2017, 15:57 - A | A

Quinta-feira, 26 de Outubro de 2017, 15h:57 - A | A

Estelionato

Golpista usa nome da Vivo para enganar vítimas com falsos prêmios

Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução

Vivo

 

Golpistas tentam iludir vítimas com anúncio de que o proprietário do aparelho celular foi sorteado e ganhou um atraente prêmio. Para praticar o ato, os estelionatários usam o nome da empresa Vivo, para supostamente clonar contas bancárias, celular, ou aplicar outros golpes nas vítimas.

“Ele liga, passa todos os números da Loteria, fala para a pessoa ir na Lotérica, não pede número de telefone, de documento, não pede nada, mas orienta a tirar um extrato da conta com hora e data”, relatou a vítima Maria Ribeiro.

No contato, o golpista se apresenta normalmente como se fosse da empresa. “Atendimento Vivo, boa tarde! Você está falando com Jurandir Feitosa. Sou gerente das promoções da operadora vivo com quem eu falo?”. Após se identificar, ele informa a vítima que ela é ganhadora do prêmio: “Você pode verificar uma mensagem que tem no seu aparelho com o número 5224, verifica aí ganhadora. A senhora ganhou R$ 18 mil através da última fatura da sua última recarga feita em seu aparelho”, contou a vítima ao oticias.

Para garantir a legitimidade e ganhar a confiança da vítima, o falso atendente da Vivo, afirma que não é necessário passar número de telefone e nem os dados do documento pessoal, número de contas ou senhas e orienta a pessoa a ir até uma Lotérica.

“O que a senhora vai fazer na Lotérica, pega aí uma caneta e papel que vou passar o NS, que é o número do sorteio, não é trote nem pegadinha, porque a senhora não está passando documento, não está pagando, não está fazendo depósito. Então, coloca NS, número do sorteio, 5224, aí a senhora coloca segundo prêmio, parabéns a senhora foi a segunda colocada da Extração Federal, agora a senhora coloca bilhete, coloca 05331, repete para eu ver o protocolo que eu te passei agora”, explica o golpista à vítima

Em nome da Vivo, o golpista pergunta a vítima qual banco ela teria conta para supostamente receber o prêmio.

“Qual banco a senhora é cliente para receber esse pagamento? A senhora é cliente da Caixa, do Santander? Bradesco, Brasil ou banco Itaú?, conta corrente ou conta poupança? A senhora está movimentando a conta ou está parada? Qual o banco do Brasil mais próximo a sua casa?, vou ficar com a senhora na linha, a ligação vai ficar muda, mas é normal, a senhora utiliza internet na sua casa? você tem que abrir o Google, coloca aí no Google a data do seu sorteio, estou verificando aqui, a data é 21/10/2017. Fica tranquila. Não precisa estar comentando! A senhora não tinha tomado conhecimento que ganhou esse valor de R$18 mil do Banco do Brasil ou do financeiro ou a ouvidoria da Caixa? ”, questionou o golpista.

Para a vítima, ele a orienta acessar pelo Google a data e o número do resultado do sorteio. No entanto, não é possível dizer se o golpista tenta clonar o celular da vítima ou se tenta ganhar confiança para levá-la ao banco onde receberia novas orientações como saque, ou uma tentativa de clonar sua conta.

“A senhora é cliente do Banco do Brasil há quantos anos? vamos colocar primeiro na internet para ver o resultado, coloca aí o resultado da Extração Federal, a senhora já coloca seu celular para carregar, para não descarregar, ou então vamos fazer pelo Google, a senhora é muito simpática, muito educada dá atenção, cadê o maridão, o esposo?” indaga o golpista momento antes de cair a ligação.

Após retornar a ligação, o golpista já impaciente, passa as orientações e pede agilidade da vítima em seguir à lotérica ou ao Banco do Brasil onde teria conta. “A senhora tem que ir ao Banco do Brasil, agora, imediatamente, para a senhora desbloquear esse valor, a senhora vai receber uma transferência que é um download. A senhora vai tirar um extrato com a data a hora, minutos e segundos, e com o número do terminal de controle do caixa eletrônico da agência, ou a senhora acha que duas pessoas ao mesmo tempo pode tirar um extrato do caixa eletrônico da senhora?.”

Questionado se o procedimento poderia ser feito pelo aplicativo do banco, o golpista argumentou que não poderia devido ao índice de criminalidade do país. “Então a senhora vai ficar na linha, a senhora está sendo gravada, já era para a senhora ter saído de casa. A senhora não pode tirar um extrato automaticamente pela comprovação, a senhora tem que ir pelo teu banco. Você pode ir em qualquer banco de 22 horas. A senhora não pode estar comentando”, disse o golpista.

Contudo, o falso atendente da Vivo foi interrompido pela vítima, que perguntou novamente seu nome, momento em que ele responde com outro nome, Thiago Freitas Martins, o que evidenciou a tentativa de golpe.

A vítima entrou em contato a Vivo e passou o número usado pelo suposto gerente de promoções, onde foi informada que criminosos estariam usado o nome da empresa para aplicar golpes.

O oticias entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, que informou que as estatísticas orientam que os golpes registrados entram com a característica de estelionato. Segundo a pasta, neste caso, não há especificação da natureza do golpe.

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