O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, opinou sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que ironizou a eficácia geral de 50,38% da vacina CoronaVac contra a Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, farmacêutica da China.
Segundo Gilberto, qualquer negacionismo de vacinação neste momento não ajuda. Para ele, falas como a do presidente levam a população a deixar de se imunizar.
“Nós temos dados estatísticos que mostram que a taxa de mortalidade de inúmeras doenças caíram para abaixo de quase 50% em muitas enfermidades depois que surgiu a vacina. A própria vacina CoronaVac, que foi divulgada uma eficácia de 50% é simples fazer essa matemática, vamos imunizar 50% que não vai sequer demandar por uma hospitalização, isso é muito simples. A nível mundial, toda vacina acima de 50% ela é excelente para ser utilizado, a própria vacina da gripe ela não tem 100% de eficácia, ela tem 70%, então fazer falas que possam imputar a população a deixar de se imunizar, eu acho que não nos ajudam, só dificultam neste momento”, avaliou secretário.
Questionado se os diversos tipos de vacinas contra o coronavírus desenvolvido por diversos laboratórios, institutos e universidades causam essa insegurança, Gilberto avaliou que não. Ele enfatizou: "Quanto mais eficácia melhor."
“Não causam insegurança, quando você faz uma análise científica profunda a própria CoronaVac, ela faz uma cobertura de 100%, ou seja, 100% daqueles que foram testados, nenhum foi para o estado grave, nenhum precisou usar UTI, nenhum foi a óbito. É lógico, quanto mais eficácia melhor, só o fato de 100% dos vacinados não terem chegado numa fase grave, ou seja, não precisou de um leito de UTI, não precisou ser entubado, isso já é uma maravilha”, ponderou Gilberto.
O secretário ainda garantiu que será o primeiro a incentivar a população a se vacinar: “Eu acho que nós temos que lançar mão de todas as vacinas que tiverem disponível e que foram avaliados pela Anvisa. Então, eu tomaria qualquer uma delas, vou tomar dentro do público alvo, quando a vacina estiver à disposição e vou incentivar todos a fazerem isso”, encerrou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).