A partir desta segunda-feira (03.10), grávidas entre a 27ª e a 36ª semana de gestação de todo o Estado de São Paulo poderão receber a vacina "2 em 1". A nova vacina, que passa a compor o calendário SUS (Sistema Único de Saúde), além de proteger grávidas e fetos contra difteria e tétano, também imunizará contra a coqueluche.
De acordo com a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato, a imunização oferecida pela nova vacina acelular é fundamental para proteger, além das gestantes, os bebês.
? Os bebês já nascerão com os anticorpos necessários para a prevenção da difteria, do tétano e agora também da coqueluche. Com isso, pretendemos diminuir tanto o número de casos quanto o número de mortes de recém-nascidos, causadas por essas doenças, por meio de medidas preventivas como a vacinação.
A nova vacina estará disponível para as gestantes nas unidades básicas de saúde municipais. Além das grávidas, os profissionais de saúde que trabalham em maternidades e berçários, como anestesistas, ginecologistas obstétricos, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, também serão imunizados.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).