27 de Fevereiro de 2025
27 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 06 de Novembro de 2017, 15:23 - A | A

Segunda-feira, 06 de Novembro de 2017, 15h:23 - A | A

Entrevista

Favorecidos do bolsa família e aposentados podem perder benefícios se não fizerem biometria

Adriana Assunção/VG Notícias

Dos 182.857 eleitores de Várzea Grande, somente 68.913 fizeram a biometria. Os dados apontam que faltam mais de 100 mil eleitores para atender a convocação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a revisão que vai até fevereiro de 2018. Caso estes eleitores não compareçam até o prazo, não poderão votar nas próximas eleições.

“Faltam mais de 100 mil eleitores para fazerem a biometria. Se as pessoas não comparecerem para fazer a revisão de eleitorado, que acontece até fevereiro, virá uma decisão determinando o cancelamento do título desses eleitores. Se ele não comparecer para a revisão, ele não vota”, garantiu a chefe do cartório da 58ª Zona da Justiça Eleitoral, Fabiana Lima da Silva e Sá, durante entrevista ao “VG Notícias no Ar”, nesta segunda-feira (06.10).

Fabiana Lima ressaltou ainda, que o eleitor que não comparecer a revisão eleitoral, não perderá apenas o direito ao voto, perderá também os benefícios da aposentadoria, Bolsa Família e outros benefícios, uma vez que terá seu CPF prejudicado.

“Se você tem o título cancelado, você tem alguns entraves na vida civil, por exemplo, você não pode fazer concurso público, você não pode se inscrever em uma faculdade e você não pode tirar passaporte. Pode dar uma complicação em seu CPF, e complicando o CPF, complica outros benefícios, como por exemplo, se for beneficiário do Bolsa Família e/ou aposentadoria, irá perder o benefício. Já o empresário, prejudica transações bancárias e uma série de dificuldades ”, citou.

De acordo com Fabiana, o atendimento no município é por ordem de chegada, portando, não é necessário mais o agendamento pelo 0800. “Pela análise do Tribunal, foi retirado o agendamento, então, em Várzea Grande é por ordem de chegada. Estamos com uma procura baixa, na Central de Atendimento ao Eleitor ou Fórum Eleitoral, temos a capacidade de atender 400 eleitores dia, não estamos atendendo 200, e o atendimento médio de cada eleitor é cerca de 20 minutos no máximo. Então, se você comparecer a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral, você não enfrenta filas”, afirmou.

A revisão acontece na Central de Atendimento ao Eleitor, que pertence à 20ª e à 58ª zonas eleitorais, localizadas na avenida Castelo Branco, número 47, Centro e na Central de Atendimento ao Eleitor que pertence à 49ª Zona Eleitoral, localizada na avenida Gonçalo Botelho de Campos, número 2.367, no bairro Cristo Rei.

O atendimento nestes locais, segundo Fabiana acontece independente da zona eleitoral, ou seja, não importa se o eleitor vota na zona 20ª, 58ª ou 49ª, ele poderá fazer a revisão em qualquer ponto de atendimento, desde que esteja com um comprovante de endereço e documento com foto.

“Nós atendemos todos os eleitores de Várzea Grande, seja de qualquer uma das três zonas eleitorais, da zona 20ª, 58ª e da 49ª. Também atendemos eleitores do município de Nossa Senhora do Livramento, que passaram por revisão do eleitorado em 2011, mas os novos eleitores de Livramento podem fazer a revisão já com biometria”, afirmou.

O horário de atendimento, segundo Fabiane, também proporciona uma alternativa a mais aos eleitores, pois não há parada no horário de almoço. No caso de pessoas que faltam ao trabalho para fazer a revisão, a Justiça Eleitoral também emite um atestado justificando a ausência do trabalhador.

“Nosso horário de atendimento é das 8 horas até as 18 horas, sem intervalo para o almoço. Então, você que trabalha quiser aproveitar o horário de almoço pode comparecer que será atendido. Com relação a quem trabalha eu também gostaria de frisar, que a gente pode também emitir uma declaração de comparecimento, porque a biometria quando ela está em caráter de revisão, ela é uma convocação da Justiça”, afirmou.

Segundo Fabiane, os eleitores que já fizeram biometria no município após 2015, não precisam comparecer: “Na verdade, nós já começamos o cadastro em 2015 de forma normal, todo mundo que comparecia a gente já fazia a biometria, então, se você de 2015 para frente já fez a biometria não precisa mais comparecer, mas se você ainda não fez, precisa fazer, sob pena de ter o seu título cancelado”, informou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760